Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
O IDOSO NO CONTEXTO FAMILIAR
Taís Cardoso Britto 1
Marianna Santos Rodrigues 2
Júlio César dos Santos 3
Claudia Feio da Maia Lima 4
1. Estudante de Graduação em Psicologia - UFRB
2. Estudante de Graduação em Psicologia - UFRB
3. Prof. Ms. Economia da Saúde - UFRB
4. Prof. Ms. Em Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso - UFRB
INTRODUÇÃO:
Por se tratar de um fenômeno de ordem mundial, o envelhecimento demográfico e humano é considerado hoje um dos temas mais relevantes e em desenvolvimento nas sociedades contemporâneas. De acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2000), em 2020 a população idosa do Brasil poderá atingir o número de 30 milhões de pessoas, chegando a representar quase 13% da população. Como em todas as fases da vida, também na velhice a família tem uma importância fundamental. Ela é caracterizada por ser um sistema sociocultural aberto, perpassado por transformações e adaptações no decorrer da história, relacionadas com mudanças estruturais da sociedade. É compreendida como uma instituição importante e eficiente no tocante ao bem-estar dos indivíduos. Considerando a importância dessa temática, o presente estudo teve como objetivo discorrer acerca da participação do idoso no sistema familiar.
METODOLOGIA:
Foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos disponibilizados em sites científicos: Scielo e análise do banco de dados do IBGE. Houve a coleta do material, análise e discussão com membros do Projeto de Intervenção em Planejamento Familiar na Perspectiva do Desenvolvimento, cujo foco é a família de baixa renda e objetiva estabelecer ações para a promoção de saúde, adequando o desenvolvimento familiar e pessoal com o ajustamento entre renda, fecundidade, educação e qualidade de vida. Esse modelo de planejamento familiar é pautado na perspectiva do desenvolvimento individual da família, que considera o ciclo de vida (compreendido desde o casamento, nascimento dos filhos até aposentadoria e morte) na perspectiva do desenvolvimento e relacionamento intergeracional na família.
RESULTADOS:
A partir de estudos e discussões realizadas durante o projeto, o idoso chamou a atenção no sistema familiar atual, já que este tem assumido a função de provedor da família. Compreende-se como fundamental a integração do idoso no sistema familiar e na sociedade de forma ativa e construtiva, assim a situação do idoso hoje na família deve ser avaliada, levando em consideração questões afetivas e familiares, os vínculos estabelecidos em outras fases da vida e também a renda, visando à manutenção do estado de saúde e qualidade de vida dele e da família e evitando a ida do idoso para uma Instituição de Longa Permanência (ILP), o que pode representar a falha de todas as tentativas de inclusão e apoio na família.
CONCLUSÃO:
Nesse sentido, entende-se a família essencial quanto ao suporte para que o idoso viva com melhor qualidade de vida e desenvolva um sentimento de pessoa ativa nela e para ela.
Instituição de Fomento: FAPESB
Palavras-chave: Idoso, Desenvolvimento familiar, Saúde da família.