Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ANÁLISE SISTÊMICA DOS ASPECTOS FÍSICOS DA REGIÃO DE IRECÊ
Sérgio Murilo Rios da Silva 1
Joselisa Maria Chaves 2
1. Graduando em Geografia - UEFS
2. Profª. Drª. UEFS
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho resume as atividades iniciais do plano de trabalho intitulado “Uso de geotecnologias na identificação de classes de solos da região de Irecê – Bahia”, que tem por objetivo realizar detalhamento do mapa de solos da base de dados da Embrapa, com enfoque na região de Irecê. A área foi escolhida em virtude de ser um dos quatro grandes pólos onde estão sendo realizadas pesquisas acerca da temática desertificação, que está sendo operacionalizada pelo Projeto PAN-Bahia. A questão primordial do trabalho se refere às generalizações que o mapa feito em escala reduzida oferece, e sugere, pois, seu detalhamento, que fornecerá dados mais precisos e confiáveis. Porém, pelo fato de o projeto estar em sua fase inicial, nesse momento será feita uma caracterização dos aspectos geoambientais da região, onde serão contempladas as características de clima, litologia, geomorfologia e vegetação e solos, dentro de uma perspectiva geossistêmica. O amparo teórico de tal análise se pauta no conceito de geoecologia da paisagem, onde as idéias de multidiciplinaridade valorizam a questão ambiental, e trata de aliar as informações obtidas às necessidades da sociedade.
METODOLOGIA:
Para alcançar os objetivos propostos – apresentação das características físicas da região de Irecê – segui-se o seguinte percurso metodológico: 1) pesquisa bibliográfica acerca da temática análise integrada da paisagem, afim de obter suporte teórico para tal caracterização; 2) coleta e sistematização dos dados sobre os aspectos físicos da região estudada. Para execução desse ponto, foram utilizadas como fontes, a base de dados do SIG-BAHIA, através do software de geoprocessamento Arcview 3.3 e a base de dados da Superintência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.
RESULTADOS:
As paisagens, como objeto de investigação científica são formações complexas caracterizadas pela estrutura e heterogeneidade na composição dos elementos que a integram. Dessa forma, o objetivo proposto é a caracterização dos aspectos físicos da região, segundo uma perspectiva geossistêmica. A área de estudo está localizada nas mesorregiões do Centro-Norte e Vale São-Franciscano, no Estado da Bahia, estando, assim, no Polígono da Seca. O tipo climático predominante é o semi-árido. A pouca disponibilidade hídrica encontrada contribui para a intermitência da drenagem da região, que apresenta duas bacias hidrográficas importantes: Jacaré e Rio Verde. As formações vegetais predominates são: caatinga arbórea aberta e caatinga arbórea densa, cerrados, campos rupestres e campos limpos. O embasamento geológico da área é formado por rochas sedimentares, encontram-se também dolomitos, argilitos, depósitos eluvionares e coluvionares e siltitos. As unidades geomorfológicas são constituídas pelo Planalto Cárstico, Pediplano Sertanejo, Região de Acumulação, Planalto da Chapada Diamantina, Pedimentos Retocados por Drenagem Incipiente. Quanto aos tipos de solo, é predominante o tipo CAMBISSOLO HÁPLICO eutrófico . Porém, existem outros oito tipos de solo.
CONCLUSÃO:
A disponibilidade dos dados necessários à realização do trabalho proposto ofereceu amplas possibilidades de conclusão satisfatória. Da mesma forma, a perspectiva teórica que o trabalho se apoia, permite uma abordagem bastante rica e útil. Porém, é válido ressaltar que a pesquisa ainda encontra-se em fase inicial e essa etapa constitui-se num pequeno, mas importante passo para seu seguimento.
Instituição de Fomento: UEFS - PROBIC
Palavras-chave: geoecologia/geossistema, caracterzação física, região de Irecê.