Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA INTERNET PARA OS PROFESSORES DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Paulo Jaziel dos Santos Lima 1
Prof. Doutor Renato Santos Araújo 2
1. UFRB - Universidade federal do Recôncavo da Bahia
2. UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:
Os licenciandos não estão sendo preparados para adotarem uma prática pedagógica que reverta o quadro de ensino tradicional, sendo imperativo que ele seja alterado. Os professores, tão pouco. A Internet pode contribuir com essa revolução, mas desde que problemas como as propagandas, materiais de má-qualidade e pornografia possam ser removidos da navegação do professor. Isto é, apesar da grande quantidade de recursos didáticos de qualidade, os professores acabam não conseguindo encontrá-los porque se encontram perdidos em um dilúvio de informações. Nesse contexto, o projeto i.docente. (http://www.ufrb.edu.br/idocente/) possibilita uma ponte entre recursos de qualidade e os licenciandos e professores de Física. O site contribuirá substancialmente com revistas, jornais, resenhas, projetos, experimentos e contribuirá na formação continuada do profissional. Além disso, espera-se formar uma comunidade virtual de aprendizagem a partir da oferta de ferramentas de comunicação e interação on-line.
METODOLOGIA:
A metodologia se baseará em três partes:
Ambiente Virtual Aberto
Sua hospedagem encontra-se no servidor da UFRB, na cidade de Cruz das Almas. O ambiente virtual aberto foi desenvolvido a partir do aplicativo Joomla e roda em uma plataforma Windows Server.
Recomendação de recursos didáticos aos usuários
A busca sistemática de conteúdos para o projeto será realizada em sites de busca, bancos de teses, revistas científicas e de divulgação científica, periódicos CAPES, Scielo, e outras bases de dados. Lembra-se aqui que o projeto será atualizado constantemente.
Divulgação do projeto
O projeto será divulgado por meio de correspondência eletrônica, eventos e outros meios de comunicação.
RESULTADOS:
Atualmente, o projeto se encontra em fase de desenvolvimento. É possível apontar que estão atuando nele um professor da UFRB, um aluno realizando seu Trabalho de Conclusão de Curso e alguns alunos vinculados às ações afirmativas da PROPAAE da UFRB.
Os resultados atuais são o site plenamente funcional, on-line 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os sites que serão recomendados já estão sendo selecionados, classificados e organizados.
Pretende-se nos próximos meses:
- Construir uma comunidade virtual com professores e estudantes de licenciatura, interagindo para a construção de uma nova educação básica no Brasil;
- Desenvolver a reflexão crítica sobre os mais variados temas pertinentes à formação permanente de professores;
- Contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica, a partir da formação continuada dos professores;
- Promover o diálogo entre a universidade e a escola;
- Construir uma atividade de extensão permanente na UFRB.
CONCLUSÃO:
O projeto apresentado nesse trabalho encontra-se em fase de desenvolvimento. Espera-se que até o final do ano de 2010 ele possa ter uma quantidade de conteúdos mínimos para que a seção de Física se inicie e, posteriormente, outras áreas de conhecimento possam ser abordadas. Esperamos que tudo isso venha a contribuir na formação continuada dos professores, na busca imediata de materiais didáticos pedagógicos.
Instituição de Fomento: UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação de professores, Ensino de Física..