Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
MANUTENÇÃO DA COLEÇÃO DE Bacillus spp. DO LABORATÓRIO DE FITOPATOLOGIA E MICROBIOLOGIA DA UFRB E SELEÇÃO DE ISOLADOS PARA O CONTROLE BIOLÓGICO DE Aspergillus niger
Yslai Silva Peixouto 1
Eliane Santos Jesus 2
Augusto Moura da Silva 3
Jorge Teodoro de Souza 4
1. Graduanda em Ciências Biologicas - UFRB
2. Graduanda em Ciências Biologicas - UFRB
3. Dotourando em Ciências Agrárias - UFRB
4. Prof. Dr. - Departamento de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - UFRB
INTRODUÇÃO:
A preservação e manutenção das culturas devem ser feitas de forma a garantir sua sobrevivência, estabilidade e pureza durante períodos prolongados de tempo, conservando características genéticas e propriedades morfológicas e fisiológicas. O Brasil é o maior produtor mundial da fibra de sisal ( Agave sisalana ), com uma produção anual de cerca de 140.000 toneladas. Um dos principais problemas fitossanitários no cultivo de sisal é a doença denominada podridão vermelha do caule, causada pelo fungo Aspergillus niger . Entre as alternativas para o controle desta doença, o uso de microrganismos antagonistas ao fitopatógeno é uma ferramenta viável. Dentre estes, bactérias do gênero Bacillus destacam-se como bons agentes de controle biológico. Controle que é exercido por meio de uma variedade de mecanismos de ação, como a indução de resistência sistêmica do vegetal e produção de antibióticos peptídicos.
Os objetivos do trabalho foram a recuperação e preservação da coleção das bactérias do gênero Bacillus da coleção do Laboratório de Fitopatologia e Microbiologia da UFRB e a seleção in vitro de isolados de Bacillus spp. para o controle biológico da podridão vermelha do sisal.
METODOLOGIA:
Para a preservação dos 358 isolados de Bacillus spp., estes foram semeados em meio TSA, incubados por 24h a 25 °C e transferidos para microtubos contendo glicerol 20% a -20ºC.
Para a seleção dos isolados, fez-se uma suspensão bacteriana com auxílio de espectrofotômetro (A550= 0,05). A suspensão de A. niger foi ajustada com o auxílio de câmara de Neubauer para 107 conídios/ml.
Discos de caule de sisal (0,5cm altura e 1cm diametro) de plantas sadias foram desinfestados com álcool 70%, NaOCl 1 % e água destilada esterilizada, e acondicionados em potes plásticos contendo papel umidecido. Cada disco recebeu 100µl da suspensão bacteriana e 3h depois, 100µl da suspensão fúngica. Os tratamentos tinham 5 repetições: controle1 (água estéril), controle2 (fungo) e as combinações bacteria-fungo. As avaliações foram feitas cinco dias após as inoculações de acordo com escala de notas de 1 a 5, referentes a quantidade de micélio e esporos do fungo.
RESULTADOS:
A coleção do laboratório de Fitopatologia e Microbiologia da UFRB apresenta 358 isolados. Destes 117 isolados de banana ( Musa spp.), 28 de cravo de defunto ( Tagetes spp.) e 64 de crotalária ( Crotalus spp.) oriundos de solo e provenientes de raiz a coleção contem 116 isolados de banana, 11 de cravo de defunto e 22 de crotalária.
Foram preservados 238 isolados (66,48%) da coleção em água estéril e em glicerol 20%. Sendo 93 isolados de banana, 24 de cravo de defunto e 55 de crotalária oriundos de solo e originários de raiz foram preservados 49 isolados de banana, 6 de cravo de defunto e 11 de crotalária.
Referente ao teste do disco com 214 isolados (59,78%) da coleção, três isolados apresentaram 100% de inibição, dois isolados apresentaram notas entre 1,1-1,9, seis tiveram notas entre 2,0-2,9, 31 tiveram notas entre 3,0-3,9, 94 tiveram notas entre 4,0-4,9, e 78 apresentaram nota 5 (0% de inibição). Dos três isolados que apresentaram 100% de inibição, dois são provenientes de solo, um da rizosfera de cravo de defunto e o outro de crotalária e o terceiro isolado é oriundo de raízes de crotalária. Apesar da minoria dos isolados apresentarem eficiência satisfatória sobre a inibição ao fungo, tem ainda potencial para o uso no controle biológico da doença.
CONCLUSÃO:
A coleção de Bacillus spp. do Laboratório de Fitopatologia e Microbiologia da UFRB pode ser renovada, preservada e organizada em uma planilha eletrônica.
Apenas três dos 214 isolados de Bacillus spp. inibiram 100% o crescimento e esporulação de A. niger , e futuramente deverão ser testados in planta .
Diante da importância econômica que o sisal tem para o Brasil e as perdas causadas pelo fungo, o controle biológico é uma alternativa que deve ser estudada.
Instituição de Fomento: PIBIC - Cnpq
Palavras-chave: Bacillus spp., Aspergillus niger, controle biológico.