Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 1. Anatomia Vegetal
Anatomia foliar de Manihot tomentosa(Pohl)
Juliane Cardoso da Silva 1
Fabiano Machado Martins 1
1. Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
O gênero Manihot pertence à família das Eufhorbiaceae e esta distribuída em quase todos os estados e nas mais diversas formações vegetacionais. É conhecida popularmente como mandioca, macaxeira, maniçoba, aipim, mandioca-brava e mandioca-doce e possui grande valor comercial por ser usada como produto alimentício, possuindo diversos usos como a farinha de mesa, a tapioca, o tucupi, o tacacá e os polvilhos (fécula) que são os mais importantes. O objetivo deste trabalho foi descrever a anatomia foliar de seis espécies de Manihot distribuídas no estado da Bahia avaliando o seu potencial taxonômico.
METODOLOGIA:
As folhas foram fixadas em FAA e submetidos à vácuo em dessecador e posteriormente estocados em etanol 70%. As peças foram desidratadas em série butílica e incluídas em parafina histológicas, foram realizados cortes seriados transversais e longitudinais de folha e peciolo em micrótomo rotativo e corados com safranina e azul de astra e montadas com resina sintética. O registro dos aspectos importantes foi efetuado através de diagramas e/ou fotomicrografias.
RESULTADOS:
O contorno do pecíolo em seção transversal é circular. A epiderme é unisseriada e são observados tricomas tectores. O colênquima e no parênquima fundamental ocorrem laticíferos. É evidenciada também a presença de fibras esclerenquimáticas, sendo encontradas grandes quantidades de idioblastos. O sistema vascular do pecíolo é constituído por feixes colaterais, formados por até oito unidades de tamanhos variados. A lâmina foliar possui epiderme uniestratificada. Em secção transversal, as células epidérmicas possuem formato e dimensões variadas, sendo algumas delas bem pequenas; possuindo drusa na face abaxial. Os estômatos, situado na face abaxial estão no mesmo nível das demais células da epiderme. Os tricomas são tectores. O mesofilo é dorsiventral, com parênquima paliçádico ocupa mais da metade do mesofilo foliar. O parênquima lacunoso apresentou até quatro camadas de células de formato muito variado. É possível observar a presença de idioblastos e drusas e laticíferos se ramificam em direção a epiderme. Na nervura mediana é evidenciado a presença de fibras esclerenquimáticas, laticíferos e idioblastos com cristais do tipo drusa e com uma coloração forte pela safranina que configura a presença de compostos fenólicos. O feixe vascular da nervura central é colateral.
CONCLUSÃO:
A espécie M. tomentosa possui várias características estruturais que confirmam os padrões para os representantes de Euphorbiaceae, especialmente para o gênero Manihot. Possuindo características que as diferencia das demais espécies pertecentes ao gênero Manihot como a presença de tricomas e posição dos estômatos.
Palavras-chave: Manihot, Manihot tomentosa, Euphorbiaceae.