Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
COMO SE DESENHA UMA AVENIDA?
SIDINEY DE ARAUJO OLIVEIRA 1
LYSIE REIS 2
1. MESTRANDO EM DESENHO, CULTURA E INTERATIVIDADE - UEFS
2. PROFESSORA DOUTORA - UEFS
INTRODUÇÃO:
a Avenida Senhor dos Passos em Feira de Santana – BA é descrita, desenhada, através dos relatos orais dos moradores e ex-moradores, bem como nas obras literárias e nos jornais da cidade. De endereço da elite econômica e política da cidade a logradouro essencialmente comercial, a referida avenida sofreu inúmeras alterações ao longo do século XX: nos últimos tempos, muitos imóveis antigos foram demolidos para atender ao imperativo das atividades econômicas, provocando mudanças significativas no desenho urbano e na arquitetura dos imóveis, o que causou estranhamentos a quem vive ou viveu ali por muito tempo.
METODOLOGIA:
Entrevista aos moradores e ex-moradores da Avenida Senhor dos Passos; Análise de jornais da década de 1960 a 1980; Análise da literatura que tem a cidade de Feira de Santana como objeto de referência.
RESULTADOS:
A Avenida Senhor dos Passos, por se constituir como um local de grande especulação imobiliária, teve a maioria dos seus antigos imóveis destruídos para ceder espaço a outros de finalidades comerciais. Por conta disso, os memorialistas da história local, especialmente os integrantes do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana e da Academia Feirense de Letras, apontam a falta de preservação desse patrimônio edificado que consideram de grande valia para a história de Feira de Santana.
CONCLUSÃO:
A Avenida Senhor dos Passos não passa despercebida nas obras que têm como temática a memória visual da cidade, e constitui-se como um lugar de memória capaz de provocar lembranças construídas socialmente, que transcendem o indivíduo. Nesse sentido, as memórias individuais corroboram para a reinvenção do que fora a Avenida Senhor dos Passos, na perspectiva de atingir formas que já desapareceram.
Palavras-chave: Memória Visual, Desenho Urbano, Avenida Senhor dos Passos.