Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
CULTURA DE MANDIOCA, DESENVOLVIMENTO LOCAL E O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR - PRONAF NO POVOADO DO TERRÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO FELIPE - BA
José Sérgio Santos da Silva 1
Gilmara Pereira Coelho 1
Claudio Resurreição dos Santos 2
Elizabete de Almeida Nunes 3
1. Graduandos em administração - FAMAM - Autores
2. Prof. Ms. - FAMAM - Orientador
3. Profa. Esp. - FAMAM - Orientadora
INTRODUÇÃO:
No que se refere à atividade agrícola, a produção e comercialização da farinha de mandioca é a principal atividade econômica e maior fonte de renda no povoado do Terrão no município de São Felipe - BA. O processo produtivo da farinha de mandioca envolve plantio, colheita, transporte das raízes de mandioca à casa de farinha, processamento e sua comercialização. A agricultura familiar tem no crédito rural uma alternativa para tornar a atividade mais competitiva para um mercado cada vez mais exigente. O objeto desta pesquisa é analisar a utilização do PRONAF e sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico dos agricultores familiar do povoado do Terrão no referido município.
METODOLOGIA:
A fonte primária deste estudo baseou-se no trabalho de campo com entrevistas e preenchimento de formulários junto à comunidade do povoado do Terrão. A busca por um diagnóstico mais próximo da realidade serviu como norteador para metodologia adotada. Sendo a produção e comercialização da farinha de mandioca a principal atividade econômica desse povoado, a pesquisa se concentrará nessa cultura e na importância do PRONAF para o desenvolvimento socioeconômico dos pequenos produtores da referida comunidade. As fontes secundárias são resultados de levantamentos bibliográficos acerca do tema - agricultura familiar; desenvolvimento territorial e PRONAF em livros, monografias e dissertações através de Coleta de dados disponíveis no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
RESULTADOS:
Os resultados encaminharam-se para os seguintes aspectos: o PRONAF tem contribuído de forma parcial para o desenvolvimento socioeconômico da produção da farinha de mandioca que movimenta a economia local e é de grande importância na geração de emprego e renda no povoado do Terrão. Faz-se necessário que esse crédito rural enquanto políticas públicas promovam o desenvolvimento da cultura da mandioca e seus derivados, beneficiando a produção local e o seu escoamento. Constatou-se a necessidade de investimento na propagação da informação acerca do PRONAF como o fortalecimento das associações de modo a melhorar o acesso a esse crédito. rural com o intuito de promover uma maior rentabilidade no plantio, produção de farinha, derivados e comercialização desses produtos
CONCLUSÃO:
Concluiu-se o estudo da produção agrícola no povoado do Terrão município de São Felipe e o uso do PRONAF, afirmando que a pesquisa desenvolvida atingiu a sua meta fundamental de analisar a utilização desse crédito rural que tem contribuído parcialmente para o desenvolvimento socioeconômico dos agricultores familiar desse povoado.
Instituição de Fomento: Faculdade Maria Milza
Palavras-chave: Políticas públicas, crédito rural, agricultura familiar.