Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 1. Anatomia Vegetal
Anatomia foliar de Manihot glaviovii distribuida no Estado da Bahia
Juliane Cardoso da Silva 1
Fabiano Machado Martins 1
1. Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
A família Euphorbiaceae é uma das maiores dentro das eudicotiledôneas. Nessa família, são encontrados 290 gêneros e 7490 espécies, espalhadas por todas as regiões tropicais do mundo dentre os quais se destaca o gênero Manihot com 98 espécies, sendo 80 no Brasil. O gênero está distribuido em quase todos os estados e nas mais diversas formações vegetacionais. O gênero Manihot compreende espécies popularmente conhecido como mandioca, macaxeira, maniçoba, aipim, mandioca-brava e mandioca-doce incluindo tanto as nativas quanto as cultivadas. Possui grande valor comercial por ser usada como produto alimentício, possuindo diversos usos como a farinha de mesa, a tapioca, o tucupi, o tacacá e os polvilhos (fécula) que são os mais importantes.O objetivo deste trabalho foi descrever a anatomia foliar da espécies Manihot glaziovii distribuída no estado da Bahia avaliando o seu potencial taxonômico.
METODOLOGIA:
As folhas foram fixadas em FAA e submetidos à vácuo em dessecador e posteriormente estocados em etanol 70%. As peças foram desidratadas em série butílica e incluídas em parafina histológicas, foram realizados cortes seriados transversais e longitudinais de folha e peciolo em micrótomo rotativo e corados com safranina e azul de astra e montadas com resina sintética. O registro dos aspectos importantes foi efetuado através de diagramas e/ou fotomicrografias.
RESULTADOS:
O pecíolo apresenta perímetro em seção transversal circular e epiderme é unisseriada com células isodiamétricas. Abaixo da epiderme ocorre o parênquima clorofiliano e logo após esse parênquima o colênquima angular-anelar. No colênquima e no parênquima fundamental ocorrem laticíferos articulados. É observada a presença de fibras esclerenquimáticas formando uma linha ao redor do sistema vascular e idioblasto tipo drusa. O sistema vascular do pecíolo é constituído por feixes colaterais, formados por até nove unidades de tamanhos variados. A lâmina foliar possui epiderme uniestratificada sendo isodiamétricas na face adaxial e papilosas na face abaxial. Os estômatos estão situados em ambas às faces e no mesmo nível das demais células da epiderme na face adaxial e na face abaxial estão em depressões, ambos com grandes cavidades supraestomáticas. O mesofilo é dorsiventral, com parênquima paliçádico e parênquima lacunoso. É possível observar a presença a presença de idioblastos contendo drusas, tricomas tectores e laticíferos. Na nervura mediana, as células da epiderme adaxial são isodiamétrica e a da abaxial papilosas com colênquima. No parênquima próximo ao floema é possível observar drusas, e a presença de laticíferos. O feixe vascular da nervura central é colateral.
CONCLUSÃO:
A espécie M. glaziovii possui várias características estruturais que confirmam os padrões para os representantes de Euphorbiaceae, especialmente para o gênero Manihot. Possuindo características que as diferencia das demais espécies pertecentes ao gênero Manihot.
Palavras-chave: Manihot, Manihot galaziovii, Euphorbiaceae.