Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Implantação de apiário em comunidades de agricultura com base familiar no Recôncavo da Bahia
Jossimara Neiva de Jesus 1
Jusaline Fernandes Vieira 2
Roberto Barbosa Sampaio 3
Lana Clarton 4
Cristovam Alves de Lima junior 5
Carlos Alfredo Lopes de Carvalho 6
1. Aluna de Graduação em Zootecnia - UFRB
2. Aluna de Graduação em Zootecnia - UFRB
3. Aluno de Graduação em Zootecnia - UFRB
4. Doutoranda do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas- UFRB
5. Mestrando do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas- UFRB
6. Profº Doutor – Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - URFB
INTRODUÇÃO:
A agricultura familiar é de grande importância econômica e social para o Recôncavo da Bahia, apresentando diversidade na oferta de produtos e principalmente maior sustentabilidade quando comparado com outros empreendimentos. Pensando nestas caracteristicas integrantes do Grupo de Pesquisa Insecta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por meio de projetos como “Uso sustentado de abelhas melíferas do Recôncavo baiano”, tem desenvolvido trabalhos importantes para o fortalecimento da apicultura racional e sustentável em propriedades familiares apresentando às comunidades uma alternativa de renda, diversificação das atividades produtivas e sensibilização sobre importância da preservação de recursos naturais como as abelhas que tem grande relevância para a produção agrícola em pequena ou em grande escala graças a sua ação polinizadora que comprovadamente melhora as características físicas e sensoriais dos frutos.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido entre janeiro de 2008 a junho de 2010. O Grupo de Pesquisa Insecta realizou trabalhos de extensão com a união de aspectos teóricos e práticos na forma de oficinas e palestras dentro da temática criação racional de abelhas, contribuindo para o nivelamento dos agricultores. Após essa etapa foram instalados três apiários-escola em propriedades de agricultores participantes do projeto no município de Cruz das Almas, Muritiba e Governador Mangabeira. Os apiários foram utilizados como suporte para o aperfeiçoamento prático de todo o grupo. Cada apiário foi formado por 20 colônias de Apis mellifera e sustentadas por cavaletes individuais. As colônias foram capturadas com a participação dos agricultores e realizado o translado para caixas modelo Langstroth. Algumas propriedades receberam mudas de plantas para sombreamento, quebra vento e recurso floral para as abelhas. Foram realizadas visitas duas vezes por semana para manutenção do apiário.
RESULTADOS:
O presente trabalho beneficiou 03 (três) famílias diretamente e 30 famílias indiretamente com a participação de jovens e adultos em todas as atividades. Envolveu entidades dos municípios como prefeituras locais, associação de apicultores e sindicatos, desta forma conseguiu melhores resultados por firmar parcerias para realização de futuros trabalhos. A oportunidade de docentes, profissionais, e estudantes de graduação ter o contato com as práticas extensionistas, e a vivencia da realidade rural, associada à pesquisa e ao ensino, reafirma o papel da Universidade na promoção do desenvolvimento sustentável.
CONCLUSÃO:

O presente trabalho fomentou a atividade apícola em municípios do Recôncavo da Bahia com a implantação dos apiários e estreitou a relação dos agricultores com diversos segmentos da sociedade.
Instituição de Fomento: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Agricultura familiar, Apis melífera, Apicultura.