Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Implantação de Meliponários em propriedades de agricultores familiares no município de Cruz das Almas.
Márcio Augusto Silva Lima 1
Jossimara Neiva de Jesus 2
Roberto Barbosa Sampaio 3
Lana Clarton 4
Geni da Silva Sodré 5
Carlos Alfredo Lopes de Carvalho 6
1. Aluno de graduação de Zootecnia - UFRB
2. Aluna de graduação de Zootecnia - UFRB
3. Aluno de graduação de Zootecnia - UFRB
4. Doutoranda do Centro de Ciências Agrárias,Aluno de graduação de Zootecnia - UFRB
5. Profª PhD Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - UFRB
6. Profº Dr. Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - UFRB
INTRODUÇÃO:
A criação racional de abelhas sem ferrão (meliponicultura) é uma importante atividade para a propriedade de base familiar, podendo ser conduzida por pessoas de diversas faixas etárias. A meliponicultura dispensa o uso de equipamentos sofisticados, o manejo é simples e econômico. Essas abelhas atuam como importantes polinizadores de culturas e espécies de interesse agroflorestal. Além de contribuir na preservação de ecossistemas tropicais e produzir excelente alimento para o consumo da família possibilitando um adicional na renda familiar, com a comercialização do excedente produzido, como mel, enxames, geoprópolis, entre outros. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou a implantação de meliponários em comunidades de agricultores familiares com a posterior difusão de conhecimento sobre práticas de conservação de abelhas nativas e melhorias na qualidade de vida
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido em 04 (quatro) comunidades as quais existiam criação de abelhas artesanalmente, em cortiços e em potes de barro. Os meliponários foram instalados com uso de materiais encontrados na propriedade a fim de reduzir custos. As áreas nas propriedades foram escolhidas de forma estratégica possibilitando a interação com outras culturas. Dessa forma, montaram-se as caixas em cavaletes individuais em locais sombreados, protegido de ventos. Para aquisição das colônias foram instalados ninhos armadilhas próximos as áreas de implantação dos meliponários e transferência de cortiço e potes de barro para caixa racional. Após a captura as mesmas foram transferidas para caixa racional.
RESULTADOS:
As colônias de abelhas foram capturadas em seu habitat natural como Jataí (Tetragonisca angustula) e Iraí (Nanotrigona testaceicornes) e transferidas para caixas padrão modelo INPA confeccionadas com medidas ajustadas as espécies utilizadas.
Foram instalados 04 (quatro) meliponários no município de Cruz das Almas – BA, sendo respectivamente as comunidades da Sapucaia, Pumba, Boca da Mata e Loteamento Garcia. Em cada propriedade constatou-se o interesse dos agricultores pela criação das abelhas sem ferrão. As abelhas sem ferrão capturadas nos ninhos armadilhas instalados próximos às propriedades selecionadas foram Jataí (Tetragonisca angustula) e Iraí (Nanotrigona testaceicornes), espécies de grande ocorrência no município de Cruz das Almas. O trabalho estimulou a curiosidade e interesse entre jovens e demais agricultores das comunidades, além de servir como base para realização de pesquisas científica e capacitações técnicas.
CONCLUSÃO:
A partir deste trabalho as comunidades constataram a importância de manejar racionalmente as abelhas sem ferrão, ajudando a preservá-las, obtendo produtos de qualidade superior e baixo custo de implantação
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico
Palavras-chave: Meliponicultura, Abelha sem ferrão, Criação racional.