Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 18. Educação
Sistemas de Avaliação na Educação Basica no Brasil: Um estudo de caso na rede de ensino pública e privada da cidade de Cruz das Almas
Cássia da Silva Dias 1
Denise Caldas da Silva 2
Joseane Pereira de Souza 3
Camila Pereira Santos 4
Daniela Silva Barbosa 4
Rosemeire Rocha de Jesus 6
1. UFRB
2. UFRB
3. UFRB
4. UFRB
5. UFRB
6. UFRB
INTRODUÇÃO:
A educação como um direito e um bem público tem como papel principal formar cidadãos, profissional e cientificamente competentes e, comprometidos com o projeto social do país. A partir deste principio torna se indispensável os processos avaliativos de supervisionar o sistema em seu conjunto, como também importância das políticas capazes de manter e subsidiar a missão pública do sistema de educação brasileiro, respeitando sua diversidade, de forma a tornar um ensino de excelência em qualidade.
O objetivo deste trabalho foi abordar os Sistemas de avaliação de educação nacional da educação básica no Brasil. Num primeiro momento trataremos de fazer um breve histórico no desenvolvimento dos processos de educação no Brasil, englobando os contextos onde as transformações ocorreram durante as ultimas décadas. Por seguinte analisaremos o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), seus instrumentos de avaliação como a Prova Brasil, a Provinha Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesta parte também iremos expor a avaliação dos profissionais de educação com relação a funcionalidade desses sistemas através de questionários e entrevistas realizadas na rede de ensino público e privado da educação básica na cidade de Cruz das Almas.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado através de uma revisão bibliográfica, onde analisamos o que já havia sido escrito sobre a temática, investigando as problemáticas existentes a respeito do assunto. Através dessa análise encontramos o contexto de surgimento dos sistemas de avaliação, ou seja, os motivos que ocasionaram esse surgimento. Além disso, encontramos também abordagens sobre os diversos instrumentos de avaliação, como por exemplo, o SAEB, utilizado para coletar dados da educação no país, através da aplicação de provas como a prova Brasil e a provinha Brasil. Após a realização dessa análise conseguimos obter um conhecimento sobre o assunto na teoria. Decidimos então investigar como é de fato o funcionamento desses métodos na prática, essa investigação foi efetuada por meio de entrevistas com gestores e professores na rede pública e na rede privada de ensino da cidade de Cruz das Almas.
RESULTADOS:
Com base nos dados estudados fizemos um questionário com perguntas relacionadas ao sistema de avaliação da educação básica e aplicamos em algumas escolas da rede pública e privada da cidade de Cruz das Almas, além de entrevistamos as coordenadoras das respectivas escolas.
A partir das respostas podemos perceber que nas escolas da rede particular o conhecimento sobre o assunto é muito vago, mostrando que as avaliações da rede particular não acontecem com muita freqüência. Já na rede pública os gestores mostraram-se entendendidos no assunto dando informações sobre como é feita a avaliação (por uma equipe externa e aplica a prova), ou seja, os conteúdos das avaliações são previamente demarcados formulados a partir de uma matriz única sendo distribuídos nas diversas regiões do Brasil sem levar em conta o plano de aula da escola e a capacitação dos alunos para responderem ás questões. Apesar de a escola ter acesso ao resultado, considera que estes não são de muito proveito, pois os alunos não têm um prévio treinamento ou preparo para fazer essa prova, alguns até marcam as opções contidas no questionário aleatoriamente. A partir das escolas pesquisadas foi possível perceber que há uma deficiência na divulgação e preparação tanto para as escolas, para os gestores como para os alunos.
CONCLUSÃO:
Após analisarmos o contexto do surgimento e as varias políticas e instrumentos de avaliação da educação básica notamos que os exames nacionais são importante, pois fornecem dados acerca da educação brasileira.mas é imprescindível enfatizar que no pais não existe um sistema de educação nacional e contrariamente há no Brasil o sistema nacional de avaliação que julga de maneira comum o conhecimento que não abrange a todos da mesma forma.
Palavras-chave: sistemas de avaliação, ensino, educação.