Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
Criação da lagarta-dos-capinzais ( Mocis latipes ) em condições de laboratório para subsidiar testes controlados do feromônio sexual da praga.
Bárbara Luzia Oliveira da Silva 01
Maria Clarice Vasconcelos Dias 02
Mauricio Moraes Victor 03
1. Bols.Laboratório de Entomologia-Empresa Baiana de Dsenvolvimento Agrícola-EBDA
2. MSc.Laboratório de Entomologia-Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola-EBDA
3. Prof.Dr.Instituto de Química-Universidade Federal da Bahia-UFBA
INTRODUÇÃO:
A lagarta-dos-capinzais, ( Mocis latipes ) (Guenée,1852), juntamente com as cigarrinhas-das-pastagens são apontadas como as principais pragas que atacam as pastagens no Estado da Bahia. Sua ocorrência verifica-se sempre após o início das chuvas com a rebrota das gramíneas, havendo surtos de lagartas que podem destruir toda a folhagem das pastagens em pouco tempo. Sua voracidade e rapidez com que atacam as pastagens, além do odor desagradável deixado por elas, impedem o consumo da folhagem pelo gado, causando enormes prejuízos aos pecuaristas. As medidas de controle recomendadas não são eficientes, são onerosas e causam danos ao homem e ao meio ambiente. Na busca de alternativas de controle a EBDA e UFBA (Instituto de Química) estão desenvolvendo trabalhos com a síntese do feromônio sexual e testes biológicos da praga. A UFBA é responsável pela síntese do produto e a EBDA responsável pela criação massal e testes de laboratório e de campo. O presente trabalho refere-se à criação da praga em condições de laboratório.
METODOLOGIA:
Para início da criação foram coletadas lagartas em pastagens de capim buffel, no assentamento Rainha dos Anjos, município de São Sebastião do Passé, em maio/2010. As lagartas foram trazidas para o Laboratório de Entomologia, onde foram mantidas em vasilhas plásticas contendo sua dieta natural, capim buffel, trocado diariamente. As pupas foram sexadas e colocados numa proporção de 6 machos para dez fêmeas. Os adultos foram acondicionados em gaiolas plásticas de PVC contornadas por papel jornal, e alimentados diariamente, com solução de mel a 10%. Os ovos coletados diariamente do papel jornal eram armazenados em placas de petri, sobre papel de filtro umedecido, para eclosão das larvas e início da primeira geração em laboratório, obedecendo a mesma metodologia.
RESULTADOS:
A coleta realizada no município de São Sebastião do Passé foi considerada satisfatória para iniciar-se a criação a base de dieta natural. Na primeira geração em condições de laboratório o período larval durou em média 16 dias, o pupal 7 a 10 dias, adultos apresentou uma longevidade de 10 a 16 dias e os ovos eclodiram em três a cinco dias. Foi observado, durante o período de oviposição uma perda de aproximadamente 56% de ovos e mortalidade de % de lagartas.
No momento a criação está em desenvolvimento da segunda geração, onde se busca obter um maior número de indivíduos para início da criação massal, em dieta artificial e fornecer insetos suficiente para os testes de eficiência do feromônio, em condições controladas.
CONCLUSÃO:
Os resultados parciais obtidos permitem indicar que a criação à base de dieta natural continue em andamento, para obtenção de um maior número de indivíduos a fim de dar segurança à manutenção da criação base no laboratório e dar início a criação massal em dieta artificial. A perda de ovos durante a oviposição e a mortalidade de lagartas ocorreu devido à fase de adaptação do inseto as condições adversas ao seu habitat natural, fato que normalmente acontece no início de criação em laboratório.
Instituição de Fomento: Banco do Nordeste
Palavras-chave: criação de inseto, dieta artificial, lagarta-dos-capinzais.