Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
Monitoria: Experiência da Atividade Acadêmica de Ensino na Saúde Coletiva
Alana Queiroz Bastos 01
Maria da Conceição Rivemales 02
Mariluce karla Bomfim de Souza 03
Rosa Cândido Cordeiro 04
1. Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Professora Assistente - Saude Coletiva - UFRB
3. Professora Assistente - Saude Coletiva - UFRB
4. Professora Assistente - Saude Coletiva - UFRB
INTRODUÇÃO:
A prática da Monitoria no contexto educativo data de longo tempo e se define como processo pelo qual alunos auxiliam alunos na situação ensino-aprendizagem, sendo uma atividade formativa de ensino que tem por objetivo contribuir no desenvolvimento da competência pedagógica para o magistério técnico, tecnológico e de educação superior. O objetivo deste estudo foi descrever a experiência da monitoria voluntária no componente curricular Enfermagem em Saúde Coletiva I, ressaltando sua relevância como atividade acadêmica que proporciona condições facilitadoras ao desenvolvimento de aptidões, habilidades e potencialidades necessárias à formação acadêmica.
A monitoria justifica-se por ser um espaço acadêmico que proporciona a oportunidade de sanar dificuldades vivenciadas durante o processo de ensino-aprendizagem e por permitir uma experiência inusitada, conferindo capacidades até então não adquiridas. Atuar na monitoria no âmbito da Saúde Coletiva permite uma vivência que aproxima o aluno a uma de suas possíveis e futuras realidades de trabalho.
METODOLOGIA:
Trata-se de um relato de experiência sobre a prática de monitoria pelo componente curricular Enfermagem na Saúde Coletiva I, da Universidade Federal Recôncavo da Bahia (UFRB), vivenciada em uma Unidade de Saúde da Família (USF) de Santo Antonio de Jesus/BA. Para a construção do trabalho foi utilizado o diário de campo das atividades de monitoria desenvolvidas no período de setembro de 2009 a Julho de 2010. Para analisar esses dados foram utilizados artigos, a partir de um levantamento sistemático na literatura, em publicações indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Para a identificação dos artigos utilizamos os seguintes unitermos: Monitoria, Estratégia de Saúde da Família (ESF), saúde coletiva.
A prática vivenciada refere-se às atividades de orientação teórica dos alunos no que se tange ao processo de territorialização e Visita Domiciliaria (VD), a programação e execução de atividades educativas e orientações teóricas acerca das atividades pertinentes a disciplina.
RESULTADOS:
O processo de monitoria perpassou pela prática de orientação teórica dos alunos, referentes à construção de relatos de experiência, relatório final das atividades desenvolvidas durante a prática, do processo de territorialização e visita domiciliar, da análise da situação de saúde, da programação e execução de atividades educativas.
A monitoria é um processo dinâmico e atuar como monitora, no território de abrangência da USF, possibilitou discutir aspectos da disciplina juntamente com os demais alunos, a exemplo, o processo de visita domiciliar, que mostrou ser um instrumento de intervenção fundamental, por fornecer subsídios para a intervenção no processo saúde-doença da comunidade e para o planejamento de ações voltadas à promoção de saúde.
Resgatar temas e discussões sobre o histórico e a atualidade da saúde coletiva no Brasil, permitiu além de uma revisão sistemática, a aquisição de ciências e a interlocução entre as esferas docentes, discentes e comunidade, perpassando pelo contexto da hierarquia, da autonomia e da troca mútua de conhecimentos.
Compreender o papel da monitoria foi fator essencial e ímpar, por propiciar uma reflexão acerca dos papéis exercidos por cada ator que constitui o complexo discente/docente no contexto universitário.
CONCLUSÃO:
A vivência foi significativa por propiciar uma reflexão sobre as grandes questões que constroem a saúde coletiva no Brasil, auxiliando na produção de conhecimentos e na edificação de uma formação compromissada com as necessidades da comunidade. Tal experiência pode ser compreendida como capaz de estender conhecimentos teóricos e práticos, possibilitando um diferencial na graduação, visto que permite a inserção do discente no processo educativo.
Palavras-chave: Monitoria, Saúde Coletiva, Enfermagem.