Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
Monitoria em Saúde Coletiva I: relato de experiência em uma universidade do recôncavo baiano.
Vanda Moreira dos Santos 1
Mariluce Karla Bomfim de Souza 2
Maria da Conceição Rivemales 3
Rosa Cândido Cordeiro 4
1. Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
2. Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
3. Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
4. Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
INTRODUÇÃO:
A monitoria se apresenta como um programa pedagógico com a finalidade de intensificar a colaboração entre discentes e docentes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Dentro dessa modalidade de ensino, a monitoria acaba se tornando um elo entre teoria e prática, prática essa que muitas vezes se torna impossível de ser realizada no dia a dia do aluno. Dessa forma, essa característica torna a monitória voluntária como uma prática, onde a busca do conhecimento científico relaciona-se diretamente com as atividades desenvolvidas pelo monitor. Pela sua dinâmica, a monitoria se apresenta também como um projeto que auxilia as atividades a serem realizadas pelo docente, sendo fundamental a existência do mesmo para andamento da disciplina. O objetivo deste trabalho é descrever a experiência da monitoria voluntária no componente curricular Enfermagem em Saúde Coletiva I, enfatizando sua importância como instrumento de aprendizagem que intensifica as relações entre discentes, docentes e monitores da disciplina. A experiência referida se justifica por ter oportunizado o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e ampliado as possibilidades práticas no campo da saúde coletiva.
METODOLOGIA:
Deste modo, o presente trabalho descreve o relato de experiência da prática de monitoria voluntária no componente curricular Enfermagem em Saúde Coletiva I, no ano de 2009. Através do diário de campo para registro das atividades, foi possível planejar as ações junto com as professoras orientadoras, norteando o andamento e a realização da monitoria de maneira eficaz. A vivência da monitoria se deu através do acompanhamento e orientação dos discentes durante as aulas teóricas e na produção das atividades práticas da disciplina que incluíam: construção de relatos de experiências, visando verificar o trabalho da equipe de saúde da família (ESF); o processo de territorialização; a análise da situação local de saúde da população adscrita; a realização de exercícios sobre o sistema de informação da atenção básica (SIAB); as práticas de educação em saúde; os estudos de caso-familia e a confecção do relatório da prática de campo.
RESULTADOS:
O componente curricular referido é oferecido aos discentes do quarto semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e tem carga horária total de 136 horas, distribuídas em 68 horas teóricas e 68 horas práticas. A realização da monitoria se apresenta através da construção de práticas realizadas e saberes conquistados. Em um primeiro momento a realização da monitoria através do acompanhamento dos alunos se torna um grande entrave para estes, que antes não estavam inseridos no processo de aprendizagem juntamente com a atividade de monitoria. No entanto, gradualmente estes se inseriram no processo, havendo dessa maneira uma melhora das atividades e um progresso da relação entre monitores- alunos. Durante a monitoria foi possível realizar questionamentos sobre diversas temáticas do contexto da Saúde Coletiva, tornando o momento da monitoria enriquecedor para diferentes atores inseridos naquele processo. A experiência referida trouxe como resultado o desenvolvimento da capacidade reflexiva e de aprendizado acerca da Saúde Coletiva e o interesse pela atividade docente.
CONCLUSÃO:
A monitoria foi singular na minha vida acadêmica, e através desta, pude ter um olhar diferenciado para o enfrentamento dos problemas de saúde do coletivo através do uso de estratégias para a modificação das práticas. O aprendizado foi intenso, demonstrando que a atividade de monitoria é válida, seja na saúde coletiva ou em outros âmbitos da enfermagem, no intuito de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos que fundamentam a formação profissional do (a) enfermeiro (a).
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Palavras-chave: Enfermagem, Monitoria, Saúde Coletiva.