Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AÇÃO DO HERBICIDA ALACHLOR NA GERMINÇÃO E CRESCIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE PINHÃO MANSO (Jatropha curcas L.)
Beatriz Santos Conceição 1
Emilia Pesce Rocha Dourado 1
Tatiana Souza da Silveira 1
Maria de Fátima da Silva Pinto Peixoto 2
1. Graduanda em Agronomia pela Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
2. Prof. Dr. da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
Entre as culturas que apresentam potencial de utilização para a produção de bicombustíveis, destaca-se a do pinhão-manso (Jatropha curcas L.), que tem como principal vantagem o longo ciclo produtivo. Entretanto, existem vários fatores relacionados ao manejo da cultura que devem ser estudados, entre os quais se destaca o controle de plantas daninhas. Contudo, existem poucas informações na literatura referentes à utilização de herbicidas isolados ou em misturas aplicados em área total na cultura do pinhão-manso para o manejo das plantas daninhas.
O herbicida alachlor pertence ao grupo químico das acetanilidas, com persistência de 6 à 10 semanas, a solubilidade em água: 242 ppm à 25 ºC, pressão de vapor: 1,6 x 10-5 mmHg à 25 ºC e Kom de 794. Sua absorção ocorre pelo coleóptilo nas gramíneas e pelo epicótilo ou hipocótilo nas dicotiledôneas, durante o trajeto pela zona do solo onde se encontra o produto, desta forma dada as potencialidades da cultura (RODRIGUES; ALMEIDA, 1998).
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses do herbicida alachlor na qualidade fisiológica de sementes e crescimento inicial de plantas de pinhão-manso (Jatropha curcas L.).
METODOLOGIA:
O ensaio foi realizado em casa de vegetação do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,em Cruz das Almas - BA.O solo utilizado como substrato foi o Latossolo Amarelo coeso. Utilizou-se vasos de aproximadamente 5 kg, com uma planta por vaso. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado constando de 4 tratamentos e 5 repetições (T1-dose zero–testemunha; T2 - 5,0 L ha-1; T3 - 7,0 L ha-1 e T4 - 10,0 L ha-1) do herbicida alachlor aplicado antes do plantio. A avaliação da altura da planta (cm) foi feita com o auxílio de uma régua e o diâmetro do colo (cm) com um paquímetro. A massa seca da parte aérea e raiz (g planta-1) foi quantificada após 30 dias da emergência, retirando-se as plantas e colocando-se em uma estufa de circulação forçada 60oC, onde o material vegetal permaneceu por 72 horas. A percentagem de emergência e índice de velocidade de emergência foram avaliadas de acordo com as Regras para Análise de Sementes.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos mostraram uma variação da percentagem de emergência de sementes de pinhão manso em função de doses crescentes do herbicida alachlor de 94 à 83,0% à partir do tratamento testemunha (dose zero) até a dose de 10 L ha-1 , com uma tendência de diminuição da emergência em função do aumento das doses do herbicida. Com relação o índice de velocidade de emergência, houve uma diminuição a medida que se aumentou a dose do herbicida, indicando que este produto afetou este parâmetro. A variável altura da planta apresentou medias entre 3,2 e 2,2 cm e uma diminuição da altura em função das doses. O tratamento testemunha foi o que apresentou a maior altura.
Para a variável diâmetro do colo, verificou-se que nas doses de 7 e 10 L ha-1, ocorreu o valor máximo (aproximadamente 0,7 cm). Quando se aplicou a dose de 5 L ha-1, este valor decresceu para 0,5 cm.
Houve uma diminuição da massa seca da parte aérea e raiz em função das doses do herbicida alachlor, medida que se aumentou à dose. De acordo com Vidal e Fleck (2001), o alachlor interfere na atividade da giberelina e/ou com a degradação de lipídios na célula.
CONCLUSÃO:
Em função dos resultados obtidos, e nas condições do experimento, conclui-se que o herbicida alachlor prejudica o crescimento inicial das plantas de pinhão manso, bem como a germinação (emergência final e velocidade de emergência).
Palavras-chave: herbicida, , emergência,, pinhão manso..