Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Comunicação Digital
Laboratório Virtual de Comunicação: Liberdade na expressão com uso de softwares livres (um estudo de caso do Link Recôncavo)
Hamurabi Brandão de Santana Dias 1
Rosivaldo Mercês de Souza 2
Alene da Silva Lins 3
1. Graduando em Comunicação Social, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Graduando em Comunicação Social, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
3. Profª Msª - Curos Comunicação Social - UFRB
INTRODUÇÃO:
Essa pesquisa teve como objeto o estudo sobre Software Livre e seu uso no Laboratório de Jornalismo Online do curso de comunicação da UFRB. Devido a importância que o portal Link Recôncavo (que é um produto desse laboratório) assumiu na sociedade cachoeirana e também pelo seu desenvolvimento ser baseado em softwares livres, foi desse modo através do uso e a produção dos estudantes envolvidos que tornou possível a realização desse trabalho. A pesquisa teve como objetivo estudar os fundamentos conceituais que envolvem o Software Livre como um fator politico-tecnológico-econômico.
METODOLOGIA:
Compõe esse trabalho uma analise de como essas ferramentas (softwares livres) foram importantes para o desenvolvimento do portal de noticias Link Recôncavo. Para o software ser considerado como livre está envolvido nesse conceito quatro liberdades: uso, estudo, modificação ou alteração e distribuição. Para a construção dessa pesquisa foram utilizados como materiais o editor de áudio Audacity e o gerenciador de conteúdos na Web, o WordPress. A estratégia metodológica do Laboratório de Jornalismo Online baseada em plataforma de software livre, permitiu ao estudante ampliar o universo de possibilidades na gestão do próprio conhecimento, pois através dessas plataformas foram trabalhadas noções de informática, edição de áudio e radiojornalismo. A método utilizado na pesquisa além de envolver as experiências dos autores com o trabalho em software livre, considerou também a produção dos outros estudantes envolvidos no processo.
RESULTADOS:
Como resultado da pesquisa foi constatado que os softwares utilizados no desenvolvimento do Portal Link Recôncavo foram utilizados de maneira satisfatória não incorrendo em adoção de outras plataformas alternativas no decorrer do processo. Seguindo os referenciais teóricos que envolvem a produção de noticias em tempo real, como multimidialidade, instantaneidade e proximidade, os recursos audiovisuais foram utilizados como forma de proporcionar que o leitor possa desfrutar dos recursos a sua disposição. O Link Recôncavo que atualmente é atualizado de forma autôma a disciplina Jornalismo Online, sendo construído totalmente através de softwares livres não implicou em nenhum custo com licenças de softwares nem com mensalidades a servidores para hospedar um site. A custo zero, além de servir como suporte didatico para disciplina, a experiência com a plataforma WordPress/Audacity possibilta ao estudante o conhecimento para projetos pessoais no formato site/blog/podcast.
CONCLUSÃO:
Após o estudo, percebe-se que o processo comunicacional que tanto anseia por liberdade de expressão, deveria viabilizar uma discussão na metodologia em que são feitas atualmente seus produtos comunicacionais. O aspecto econômico, como também o aspecto tecnológico são barreiras que já foram vencidas por muitos softwares livres existentes. O número de distribuições de sistemas operacionais, baseadas na plataforma UNIX chega a 1000, que são desenvolvidas para se adequar às necessidades do usuário.
Palavras-chave: Software Livre, Jornalismo, Ciencia & Vida.