Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
PREVENÇÃO E CUIDADOS IMEDIATOS FRENTE À SITUAÇÃO DE QUEIMADURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Alana Queiroz Bastos 01
Caio Venas Figueiredo Rocha 02
Ramon Andrade de Souza 03
Gustavo Melo Vieira 04
Janan Souza Almeida 05
Ana Paula Santos de Jesus 06
1. Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
2. Graduando de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
3. Graduando de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
4. Graduando de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
5. Graduando de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
6. Professora Auxiliar da UFRB-CCS - Especialista em Enfermagem Intensivista
INTRODUÇÃO:
As lesões traumáticas por queimaduras representam um grande desafio aos profissionais de saúde, constituindo a maior causa de morbimortalidade no trauma (SILVA; PIZOL, 2009). Estudos mostram um alto índice de acidentes com queimaduras por ano, segundo dados DATASUS, no primeiro semestre de 2009, houve uma produção de 1692 procedimentos no atendimento às vítimas de queimaduras em um hospital público de referência em Salvador.
Ensinar cuidados de emergências no domicílio é uma prática social, pois quem presta os primeiros cuidados são a família, os amigos e a comunidade (SILVA, et al, 2008). Nessa perspectiva, e ao estipularmos o quantitativo de queimaduras que acontecem na região do Recôncavo da Bahia, identificamos a necessidade de realizar uma atividade extensionista voltado para a educação em saúde e a construção do projeto Queimaduras: prevenção e cuidados imediatos, visando uma abordagem para que a comunidade apreenda conhecimentos necessários aos primeiros cuidados com queimaduras e maneiras de prevenção, haja vista que, nesse panorama desafiador, é fundamental a evolução do conhecimento para o combate dos acidentes com queimaduras.
Dessa forma objetivamos orientar a comunidade sobre medidas preventivas e os primeiros cuidados frente a situações de queimadura
METODOLOGIA:
Trata-se de um relato de experiência vivenciado por discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a partir da execução do projeto de extensão Queimaduras: prevenção e cuidados imediatos, realizado no dia 12 de maio de 2010 em Santo Antônio de Jesus-Ba, com iniciativa da disciplina Enfermagem nas Emergências.
Como estratégias de execução da atividade foram montadas stands na Praça da Biblioteca. Utilizamos a comunicação dialogada com exposição de cartazes contendo temáticas sobre anatomia da pele, tipos de queimaduras, incidência, prevalência, mitos, cuidados imediatos com queimaduras, orientações sobre encaminhamentos e prevenções; além da entrega de folderes; encenações e apresentação de vídeo sobre o acidente ocorrido na fábrica de fogos da região.
Para a construção do referencial bibliográfico deste relato utilizamos artigos em português condizentes com a temática, disponível na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde.
RESULTADOS:
Considerando que uma das principais causas de queimaduras é a falta de atenção e cuidado por grande parte da população. E para sensibilizar a comunidade, as ações educativas são estratégias que podem trazer resultados importantes para a prevenção de acidentes e promoção da saúde. E essas ações devem ser empreendidas por profissionais de diferentes áreas do saber, especialmente nas áreas de saúde, educação e ciências sociais, em parceria com Instituições de ensino e de saúde.
Verificamos que toda emergência requer ação instantânea, pois se trata de um momento delicado, em que toda a atenção é voltada para confortar o individuo, com o intuito de proceder eficientemente e obter uma resposta positiva do processo de cuidado. Dessa forma, fez-se necessário orientar e ensinar os cuidados básicos à população, para que esta seja capaz de atuar intervindo corretamente no individuo vítima de queimadura, desmistificando alguns preconceitos criados pela sociedade.
A vivência retratada propiciou aos discentes uma pluralidade de experiências e um leque de conhecimentos, mostrando o quão importante é a aplicação da teoria adquirida no âmbito institucional, durante as práticas educativas com a comunidade, a fim de sensibilizá-la quanto à prevenção e aos cuidados com queimaduras.
CONCLUSÃO:
A criação de um projeto para o desenvolvimento da atividade extensionista sobre prevenção e cuidados imediatos com queimaduras foi de grande importância para a comunidade santantoniense. Buscou-se sensibilizá-la quanto à necessidade de adotar medidas preventivas, reduzir e /ou extinguir as possibilidades de acidentes com queimaduras.
Esta atividade possibilitou-nos refletir sobre o papel da universidade para a sociedade e verificarmos que nosso papel perpassa os muros da instituição.
Palavras-chave: Queimaduras, Enfermagem