Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 2. Medicina Preventiva
APRESENTAÇÃO DE FÁBULAS COM TEMAS EM PARASITOLOGIA HUMANA
Gustavo Vieira 1
Deise Aranha 1
Caio Rocha 1
Rebecca Montes 1
Adriana Silva 1
Ana Lúcia Moreno Amor 2
1. Estudante de graduação do Centro de Ciências da Saúde. Monitor Voluntário 2009.2
2. Docente do Centro de Ciências da Saúde
INTRODUÇÃO:
Com o objetivo de melhor fundamentar a relação TEORIA-PRÁTICA-COMUNIDADE, trabalhou-se com a proposta de integração TEORIA-PRÁTICA-LÚDICO, com apresentação de fábulas em Parasitologia. Onde de maneira extrovertida e divertida, procura-se aproximar os parasitos da população a partir da associação entre personagens e fatos, ou parasitos e suas histórias. Os parasitos se apresentam sob a forma de trofozoítos ou cistos, ovos, larvas ou adultos, dialogando ora com outros parasitos, ora com seus vetores e hospedeiros vertebrados, ou mesmo com o homem.
METODOLOGIA:
Trabalhou-se com estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde, no período letivo 2009.2, com a colaboração dos monitores do componente curricular CCS185 – Parasitologia Humana. Os alunos confeccionaram fábulas com temas abordando parasitos e suas parasitoses diversas: Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale, Schistosoma mansoni, Taenia solium, barbeiros e doença de Chagas. As fábulas foram apresentadas na Escola Municipal Madre Maria Goreti no município de Santo Antônio de Jesus, nos turnos matutino e vespertino, para crianças do Ensino Fundamental, em dezembro de 2009.
RESULTADOS:
Ocorreu boa aceitação pela escola que nos convidou para apresentarmos novamente no final do ano de 2010. Os estudantes que confeccionaram as fábulas e apresentaram a mesma em forma de peça musical, relataram maior aprendizado dos temas trabalhados em virtude das pesquisas realizadas para esta produção. Os monitores da disciplina puderam complementar seus estudos com a proposta. Os estudantes da escola musical, mostraram-se carentes de propostas deste tipo e fizeram boa associação com o apresentado, respondendo perguntas posteriores sobre os temas abordados. Para os professores da escola que assitiram, relataram motivação na realização de futuras propostas.
CONCLUSÃO:
A proposta da confecção e apresentação das fábulas, traduz-se em novas histórias para a abordagem da Parasitologia em um mundo onde 5 milhões de indivíduos apresentam-se parasitados por algum helminto. A educação em saúde torna-se um relevante instrumento na prevenção de parasitos diversos. Agradecemos a todos os estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem que trabalharam neste projeto educativo.
Palavras-chave: Monitoria, Ensino, Extensão.