Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
PESQUISA DE COLIFORMES EM ALFACE E COENTRO VENDIDOS EM SUPERMERCADOS DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS
Welvys Araujo 1
Alex Oliveira 1
Allyson Silva 2
Isabella Silva 3
Ricardo Silva 3,4
Ana Amor 3
1. Discente - UFRB: PIBIC-Voluntário
2. Discente - UFRB: PIBIC-FAPESB
3. Docente-CCS/UFRB
4. Inspetor Sanitário - Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus-Bahia
INTRODUÇÃO:
Supermercados são locais de venda de vegetais in natura, e, quando não possuem as condições higiênico-sanitárias adequadas, seus produtos funcionam como verdadeiros veículos de microorganismos. O grupo dos coliformes termotolerantes, antigamente chamados de coliformes fecais, é um subgrupo de coliformes totais restritos aos membros capazes de fermentar a lactose em 24 horas a 44.5–45.5ºC, com produção de gás, indicando possibilidade de presença de microrganismos enteropatogênicos. Objetivou-se avaliar a qualidade microbiológica de hortaliças comercializadas em um supermercado de Santo Antônio de Jesus.
METODOLOGIA:
Analisou-se três amostras de coentro e três de alface - mês de junho de 2010. Realizou-se a técnica de contagem de coliformes termotolerantes utilizando a metodologia do NMP (Número Mais Provável) de microrganismos/ml por hortaliça.
RESULTADOS:
Todas as amostras analisadas foram consideradas impróprias para o consumo humano, com contagens variando de 2,3 X 10 à >1.1X103 NMP/ml por hortaliça, sendo que as amostras de coentro apresentaram contagens acima de 1,1 X103 NMP/ml e as amostras de alface apresentaram contagens que variaram de 2.3X10 à 4.6X102 NMP/ml.
CONCLUSÃO:
É necessária a existência de condições higiênicas e sanitárias adequadas desde a produção até o consumo dos alimentos, visando à garantia da saúde da população.
Palavras-chave: supermercados, coliformes, hortaliças.