Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 11. Ensino-Aprendizagem
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ONLINE
SANTOS, Jandira Oliveira; 1
SANTOS, Marluce Alves. 2
1. Aluna do curso de Especialização em Educação a Distância da UNEB
2. Profa. Ms. do curso de Especialização em Educação a Distância da UNEB
INTRODUÇÃO:
Apesar das possibilidades de interação oferecidas pelos ambientes virtuais de aprendizagem, a educação online ainda é encarada como assunto polêmico no campo educacional, tendo em vista a situação de distância, temporal e/ou espacial, entre professores e alunos. Muitos estudos destacam a importância da elaboração do desenho didático dos cursos online, considerando o simples fato do uso da tecnologia associado à autonomia do aluno como garantia da aprendizagem. É essencial que professores e alunos de um curso online saibam lhe dar com diversos tipos de tecnologias, no entanto é imprescindível pensar na questão da mediação pedagógica nesse contexto e como as novas tecnologias podem ser aproveitadas no sentido de favorecer esta mediação. O interesse em pesquisar o assunto surgiu da experiência da pesquisadora como aluna do curso de Especialização em Educação a Distância da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Em especial, ao observar a participação dos alunos nas atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem em dois momentos distintos: quando havia e quando não havia mediação pedagógica nas discussões. O objetivo deste estudo é analisar até que ponto a mediação pedagógica está relacionada ao processo de participação e aprendizagem do aluno na educação online.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido com o Grupo 09 da turma de Especialização em Educação a Distância da UNEB – Polo de Valença. A coleta de dados foi feita através de questionário (com questões abertas e fechadas) aplicado ao grupo, via e-mail, no período de 06 de maio a 10 de julho de 2010. 16 dos 18 alunos do grupo responderam ao questionário. Os alunos pesquisados atribuíram conceito insuficiente, regular, bom, ótimo ou excelente para cada questão fechada. As respostas das questões abertas foram contabilizadas, ajustadas por categoria e analisadas em relação à teoria estudada, apresentando-se no decorrer do trabalho. Outro meio utilizado como coleta de dados foram observações, no ambiente virtual de aprendizagem, dos fóruns de discussão propostos como avaliação da aprendizagem durante o curso. Nestes fóruns foi observada a relação entre a participação do tutor e a participação dos alunos e o nível de interação e motivação em diferentes momentos.
RESULTADOS:
Ao analisar os 21 fóruns propostos para discussão verificou-se que houve maior participação dos alunos e participações mais significativas, naqueles em que o tutor participou com mais freqüência, instigando, questionando, interagindo e dando feedback às contribuições de cada um. Apesar de ser um curso a distância, o ambiente virtual possibilitou, a todo instante, o ato de mediar através dos diversos meios de comunicação síncrona e assíncrona disponíveis. No entanto, a falta de direcionamento nas discussões e acompanhamento do tutor virtual foram os principais motivos apontados pelos alunos como fatores limitantes à interatividade, à participação crítica e consciente, em vários momentos do curso. Esta falta de acompanhamento, segundo os alunos, causou insegurança na conclusão da maioria das tarefas solicitadas. Os resultados obtidos através das respostas dos questionários mostraram quão importante é a mediação do tutor e como o feedback das atividades postadas no ambiente e o retorno imediato de dúvidas e questionamentos contribuem para a motivação dos alunos e para que a aprendizagem significativa de fato aconteça na educação online.
CONCLUSÃO:
Apesar da incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação na educação a distância, os achados deste estudo evidenciaram a importância da participação do tutor online nas atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem, no sentido de gerenciar as discussões, motivar, direcionar e acompanhar o desenvolvimento do aluno, de forma efetiva, em todo processo de ensino-aprendizagem, ajudando-o a super ar a sensação distância muitas vezes imposta pela educação online.
Palavras-chave: Mediação pedagógica, Ensino-aprendizagem, Educação online.