Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
Estudo sobre doenças diagnosticadas na população da Linha, situada na cidade de Cruz das Almas – BA e sua relação com a falta de saneamento básico.
JOICE DA SILVA SOUZA 1
CAMILA DO NASCIMENTO SILVA 2
DANIELE CALDAS DE MIRANDA 3
JOSINORMA OLIVEIRA 4
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
2. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
3. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
4. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
INTRODUÇÃO:
Saneamento básico é fator de proteção à qualidade de vida, sua inexistência compromete a saúde pública, o bem estar social e degrada o meio ambiente.
A precariedade dos serviços de abastecimento de água e, principalmente, a falta de coleta e tratamento de esgoto afligem uma enorme parcela da população, representando um importante fator de exclusão social.
A Constituição da Organização Mundial da Saúde estabelece que o gozo do melhor estado de saúde é um direito fundamental de todos os seres humanos, sejam quais forem suas raças, religiões, opiniões políticas, condições econômicas e sociais, e que saúde é o estado de completo bem estar físico, mental e social.
O principal objetivo deste projeto foi verificar se as doenças diagnosticadas na população da Linha, situada na cidade de Cruz das Almas – BA estão intimamente ligadas com a falta de saneamento básico no bairro.
Linha é uma comunidade que foi formada pela invasão de pessoas carentes, que vinham de outras cidades e se instalavam no local que pertence a um órgão federal. Onde recebeu este nome devido à linha do trem está próxima. Atualmente moram lá cerca de 130 famílias, que vivem em situações precárias, onde não possuem rede de esgoto, água devidamente encanada e na maioria das casas não tem fossa.
METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram subdivididos em várias etapas: levantamento de informações sobre as doenças infecciosas que atinge a população do bairro Linha, no posto de saúde que atende a comunidade, pesquisas bibliográficas sobre as principais doenças relacionadas com a falta de saneamento, e trabalhos de campo.
Os participantes do projeto entrevistaram a população residente no bairro sobre as formas de saneamento, doenças que afetam a comunidade, e principais métodos utilizados para cura de tais doenças. Na visita ao campo foi coletado dado, e através destes criados tabelas e gráficos, também foram registradas fotos das condições de vida da população.
RESULTADOS:
Devido à falta de água encanada os moradores utilizam água de uma determinada fonte. A água chega até uma associação, para ser distribuída para todos os moradores. Sendo que a maioria transportam através de baldes, e a minoria puxa da associação até suas casas. Devido poucas casas possuir fossas, pode-se encontrar fezes espalhadas pela região.
Há um rio poluído, que é utilizado pelos moradores para regar hortas, lavar roupas e tomar banho. Alguns afirmam que o esgoto do bairro Tabela é despojado nesse rio. Pela região são distribuídos túneis de lixo, onde o recolhimento ocorre entre oito dias pelo caminhão da prefeitura. As águas são armazenadas de formas inadequadas, podendo ser local de propagação de mosquitos. A falta de higiene é predominante na região.
As doenças encontradas no bairro são classificadas em categorias tais como: doenças infecciosas relacionadas com a água (dengue, verme como a Ascaris lombricóides, diarréia), relacionadas com excretas (Ascaris lombricóides, Ancislotomíase (amarelão), Teníase), e as relacionadas com o lixo (dengue leptospirose).
Algumas medidas de saneamento básico, e de conscientização da comunidade sobre a importância da educação sanitária seriam bastante eficazes para proporcionar a população da Linha uma melhor qualidade de vida.
CONCLUSÃO:
As doenças oriundas da falta de saneamento básico são decorrentes tanto da quantidade como da qualidade das águas de abastecimento, do afastamento e destinação adequada dos resíduos sólidos, da ausência de uma drenagem adequada para as águas pluviais e principalmente pela falta de uma educação sanitária.
Saneamento básico é considerado uma das melhores e mais eficazes soluções para a promoção da saúde, viver em um local com saneamento aumenta a auto-estima do indivíduo.
Palavras-chave: Saneamento Básico, Doenças Infecciosas, Educação Sanitária.