Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 11. Ensino-Aprendizagem
Ensino e Aprendizagem da Leitura nos Anos Iniciais
Marizete Sampaio dos Santos Rangel UFRB
Ana Rita Santiago da Silva UFRB
1. Estudante de Pedagogia da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
2. Professora Assistente da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia
INTRODUÇÃO:
O trabalho Ensino e Aprendizagem da Leitura nos Anos Iniciais é resultado do projeto de pesquisa para conclusão do curso de Pedagogia, em andamento, da UFRB. Os objetivos deste, constituem-se na análise das estratégias que a docente da turma investigada utiliza para desenvolver habilidades leitoras do/a educando/a, considerando a perspectiva do letramento, bem como estabelecer reflexões sobre o trabalho com a diversidade textual. A aprendizagem da leitura depende de fatores internos e externos. Os aspectos internos correspondem ao desenvolvimento psíquico, emocional e intelectual e os externos se referem ao contexto econômico, social e cultural de cada aprendente. Esses aspectos interferem, porém não são determinantes para o processo de aprendizagem, pois a forma como o professor alfabetizador desenvolve seu trabalho influencia diretamente a aprendizagem, tornando-a significativa ou não. É através da leitura que adquirimos os saberes relacionados às outras áreas de conhecimento e, consequentemente, ampliamos nossa visão de mundo.
METODOLOGIA:
A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em uma escola pública localizada em um bairro popular da cidade de Mutuipe-BA. Desenvolveu-se a partir de duas etapas: a observação direta na sala de aula e a entrevista com a docente. A observação constitui-se num passo importante pois, segundo Marconi e Lakatos, “[...] no estudo de campo, o pesquisador realiza a maior parte do trabalho pessoalmente, pois é enfatizada a importância de o pesquisador ter tido ele mesmo uma experiência direta com a situação de estudo”(p. 57). A observação direta também possibilitou maior eficácia com relação à analise dos materiais utilizados para a leitura e dos procedimentos metodológicos relacionados ao tempo que a docente dedica ao ensino de habilidades leitoras na sala de aula.
RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de o professor conhecer os pressupostos teóricos da alfabetização e letramento para definir melhor os procedimentos metodológicos utilizados na sala de aula e destacam a importância do trabalho com a diversidade textual para que seja possível a formação de leitores autônomos. Para tanto, é necessário a formação continuada do professor alfabetizador para favorecer a aproximação entre o contexto escolar e o contexto social, desenvolvendo assim, atividades que favoreçam a formação leitora e escritora dos alunos, tornando-os protagonistas do processo de construção do conhecimento.
CONCLUSÃO:
Alfabetizar não é tarefa simples, exige uma boa formação profissional e precisa considerar os aspectos psicológicos, emocionais, pedagógicos e sociais que favorecem o conhecimento em torno da leitura na alfabetização. Para tanto, é preciso superar algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura e a principal delas é a de que ler é simplesmente decodificar, converter letras em sons.
Instituição de Fomento: UFRB
Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Leitura.