Reunião Regional da SBPC em Tabatinga - Tabatinga / AM - 2009
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 3. Educação Ambiental
REAPROVEITAMENTO DE RESÍDEOS SÓLIDOS NA CONFECÇÃO DE ARTESANATO
Helen Rodrigues da Silva1
Iris Batista de Souza1
Juciney dos Santos da Costa1
Ione Conceição Pereira Pinto1
Virgilio Bandeira do Nascimento Filho1
Simone Cardoso Soares1
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
INTRODUÇÃO:
A coleta seletiva é uma metodologia que objetiva minimizar o desperdício de matéria - prima e a reciclagem a forma mais racional de gerir os resíduos sólidos urbanos (CINQUETTI, 2004, p. 312). Em Tabatinga-Am, a problemática do lixo vem sendo agravada, entre outros fatores, pelo acentuado crescimento demográfico, especialmente nos centros urbanos, resultantes do êxodo rural e da falta de um planejamento familiar. O município, com cerca de 50 mil habitantes possui um lixão localizado na estrada do INCRA, aproximadamente 2,5 km do centro da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Obra/Urbanismo e Limpeza Pública é coletado diariamente no município cerca de 1 kg de lixo por habitante, sendo depositado de maneira aleatória com dimensões de 500m3. Esse trabalho propôs um estudo no bairro Dom Pedro I com a finalidade de avaliar o conhecimento da população desta localidade a respeito do reaproveitamento do lixo doméstico e a possibilidade de ser implantar mudanças em relação a conceitos e atitudes sobre um destino adequado. Além da transformação do mesmo em materiais ou peças artesanais que possam ser reutilizados, como poltronas, luminárias, papel reciclado, etc. O objetivo deste foi informar e sensibilizar a população sobre a importância da reciclagem de materiais e da forma como se pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida ao difundir-se este conceito.
METODOLOGIA:
Para realização deste projeto foi selecionado o bairro Dom Pedro I no município de Tabatinga - AM. Está situado na área portuária da cidade e apresenta grande número de estabelecimentos comerciais. Este bairro é um dos locais com maior acúmulo de resíduos da cidade, onde em locais específicos foi observado o descarte de lixo diretamente no rio. Com o objetivo de verificar a realidade local, o grupo participante deste projeto (voluntários) realizou visitas ao bairro Dom Pedro I, onde foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas. O curso de artesanato proposto por esse projeto foi realizado na Associação de moradores do bairro citado, com aproximadamente 30 a 40 participantes, entre mulheres e crianças. Para a realização do mesmo foram utilizados os seguintes materiais: cola, tesoura, caixas de papel, jornais e-ou revistas, garrafas PET e de vidro, latas.
RESULTADOS:
Todas as questões levantadas durante a composição desse trabalho tanto na teoria quanto na prática foram evidenciadas. São elas: coleta inadequada, falta de projeto sanitário na área, falta de orientação quanto ao local ideal de descarte por parte da população e falta de conhecimento suficiente para aplicar medidas alternativas para a reciclagem do lixo. Durante as visitas ao bairro selecionado houve a distribuição de convites aos moradores para que participassem de um encontro organizado pelo grupo em parceira com a associação dos moradores, tendo como principais atividades uma palestra educativa e um curso de artesanato. O evento também foi divulgado através de faixas e com o uso de um carro som, o qual informava sobre a necessidade daqueles interresados em participar da oficina de reciclagem levarem os seguintes materiais: cola, tesoura, caixas de papel, jornais e-ou revistas, garrafas PET e de vidro, latas. Ao término da palestra deu-se início a oficina de reciclagem com a finalidade de orientar a população sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos como forma de minimizar a problemática do lixo, através da confecção de artesanato, como uma alternativa de trabalho e renda, visando a não poluição do meio ambiente. Os temas abordados foram a produção de papel reciclado, cestaria com jornais, artesanato com garrafas PET, reutilização de vidros, brinquedos elaborados com latinhas recicláveis, etc.
CONCLUSÃO:
Durante as atividades realizadas algumas colocações foram feitas pelos moradores a respeito do reaproveitamento do lixo doméstico: traz benefício para população e meio ambiente; idéia de formação de cooperativas que proporcionassem o trabalho com resíduos provenientes das suas residências; visão como fonte de renda e ornamentação; e a realização constante de oficinas, cursos e treinamentos envolvendo a temática. Assim, a população poderá contribuir para um bom desenvolvimento do meio ambiente e melhoramento da qualidade de vida, tomando as seguintes iniciativas, reutilizando e reciclando o lixo que os mesmos consomem diariamente.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa no Amazonas (FAPEAM)
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave: Meio ambiente, reciclagem, reaproveitamento.