Reunião Regional da SBPC em Tabatinga - Tabatinga / AM - 2009
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
AGRICULTURA NA ÁREA DE VARZEA DO RIO SOLIMOES: ESTUDO DAS COMUNIDADES DE LIMEIRA E PRAIA DE FÁTIMA
Ivanei de Melo Rodrigues1
Mauro Nascimento1
Iatiçara Oliveira da Silva1
1. Universidade do Estado do Amazonas-Centro de Estudos Superiores de Tabatinga
INTRODUÇÃO:
A agricultura de várzea foi uma das principais atividades econômica das antigas civilizações, como os egípcios, às margens do Rio Nilo. As margens dos rios brasileiros serviram de base para o desenvolvimento da agricultura de subsistência dos nativos que ocupavam essas áreas antes da colonização, nessas planícies de inundação (várzea), eram plantados vegetais de rápida colheita por causa do regime dos rios. Para Chistofoletti (1980), a planície de inundação é a faixa do vale fluvial composta de sedimentos aluviais, bordejando o curso de água, e periodicamente inundadas pelas águas de transbordamentos provenientes do rio. Sabe-se que ribeirinhos do Alto Solimões ainda hoje vivem de forma tradicional, cultivando os produtos de subsistência em terras firmes e nas várzeas para o sustento de suas famílias. Então deste modo buscamos compreender as relações entre uso de solo, produção, condições socioeconômicas e determinantes ambientes que se estabelecem entre as comunidades rurais do Alto Solimões para ter um conhecimento mais aprofundado do tema contribuindo com o cientifico. As comunidades de Limeira e Praia de Fátima pertencente ao Município de Tabatinga-AM, localizada a margem do rio Solimões foram escolhidas para se desenvolver essa pesquisa.
METODOLOGIA:
Foram estudadas duas Comunidades: Limeira e Praia de Fátima pertencentes ao Município de Tabatinga-AM. Os dados foram coletados através de observação direta, aplicação de questionário e entrevistas. Elaborou-se o questionário com questões relativas aos aspectos socioeconômicos das famílias no intuito de se fazer uma caracterização da população local. Aplicou-se o questionário para seis famílias de Limeira e doze famílias de Praia de Fátima. Foram feitas também entrevistas informais para reforçar as respostas obtidas através do questionário. Em seguida, analisaram-se os respectivos dados.
RESULTADOS:
A população das comunidades está estimada em 242 pessoas, 89 residem na comunidade de Limeira e 153 em Praia de Fátima, 27 famílias possuem renda inferior a um salário mínimo, a maioria é beneficiada por programas do governo federal. Os vegetais são cultivados em áreas de 0.12-3.3ha entre eles destacam-se: mandioca, banana, maracujá, mamão, milho. As hortaliças, em áreas menores: cebolinha, cheiro-verde, pimenta-de-cheiro. Em um mesmo roçado são plantados vários produtos, terminando a colheita de um o outro começa a produzir, isso é importante para que o produtor não fique sem produtos. Como a plantação do maracujá em que os espaços entre cada pé são usados para plantar mamão, pimentão. A SEPROR auxilia os produtores rurais no intuito de manter os agricultores na zona rural e produzindo. A queimada, segundo os moradores, facilita o trabalho de preparação para o cultivo, no entanto retira importantes nutrientes do solo. Em Limeira alguns moradores roçam o terreno deixando criar serrapilheira para poder fazer o plantio. Em Praia de Fátima, a área plantada aumenta, nota-se também o uso de roçadeiras, o trabalho que seria feito por vários integrantes da família em um dia inteiro ou até em vários dias, agora ocupa apenas um membro da família que em algumas horas realiza a função.
CONCLUSÃO:
O cultivo de diversas culturas em uma mesma área (policultura) é uma técnica importante que apresenta menos danos ao meio, evitando novos desmatamentos. A ajuda dada pelos técnicos da Secretaria do Estado de Produção Rural (SEPROR) que leva técnicos agrícolas até duas vezes por mês a essas comunidades mostra técnicas de manejo e cultivo mais eficientes acarretando em uma maior e melhor qualidade da produção. A substituição da queimada pelo roçado, assim como o uso de roçadeiras evidenciam a mudança de antigos hábitos por novos.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave: Comunidades de várzea, cultivo, socioeconomia.