Reunião Regional da SBPC em Tabatinga - Tabatinga / AM - 2009
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 7. Etnologia Indígena
AS ÁRVORES E OS PÁSSAROS – O CONHECIMENTO DA ETNIA TICUNA – CONTRIBUIÇÕES A ETNOBIOLOGIA
Ivanete Damasceno de Holanda1
Iatiçara Olivera da Silva1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
A etnobiologia é o estudo dos sistemas de classificação que abrange a etnobotânica, etnozoologia, etnopedologia e etnoecologia (Ribeiro, 1987). Estudos das relações entre comunidades indígenas e a fauna ou a flora são realizados pela etnobiologia, uma área recente da Antropologia que tenta inferir como os diversos povos classificam e compreendem seu ambiente físico e cultural. O etnoconhecimento deve permanecer subjacente à construção da política educacional escolar indígena e pode se tornar subsídio na demarcação de rupturas e, conseqüentemente, ser aspecto relevante na reestruturação das pedagogias indígenas. Cada cultura, por exemplo, encara e classifica os animais de maneira diferente, fundamentando-se em costumes e percepções de cada grupo, "e isto define as possíveis relações entre o homem e as espécies que compartilham seu meio físico ou simbólico" (Gonseth, 1988, p.4). Se crianças índias freqüentam as escolas dos brancos, trabalham "conhecimentos dos não-índios". Tendo-se em vista essas diferentes possibilidades de caracterizar os animais, os estudos etnobiológicos podem ser considerados úteis para o processo de ensino na situação desse resgate cultural desejado por seus membros. Este projeto teve como objetivo realizar um registro do conhecimento biológico apresentado pelos livros e cartilhas produzidos pela Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngües (OGPTB) verificando a possibilidade de exploração desse material como material de apoio ao conteúdo programático formal do ensino de Ciências e Biologia.
METODOLOGIA:
Neste trabalho realizamos primeiramente um levantamento bibliográfico do conhecimento botânico, zoológico e ecológico registrado em livros e cartilhas produzidas pela Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngües (OGPTB), analisando-os e classificando-os. Em seguida, realizamos um estudo dos conteúdos programáticos aplicados nas disciplinas Ciências e Biologia das escolas não-índias em nossa cidade através de pesquisa bibliográfica e entrevistas com professores que ensinam nessa área. Neste trabalho demos ênfase ao conhecimento sobre como as aves se relacionam com seu habitat.
RESULTADOS:
Os animais comem as frutas e multiplicam as árvores. As araras os tucanos, os japós, os bem-te-vis e outras aves deixam cair as sementes ou os caroços das frutas que os alimentam: buriti, açaí, seringa, sorva e muitas outras. As aves que voam alto vivem nos galhos mais altos das árvores: tucano, arara, maguari, gaivota, japó, urubu-rei, gavião. O maguari prefere fazer ninho na samaumeira. O jaburu prefere viver nos galhos do turimã. O tucano prefere viver nos galhos da mulaterana. O japó procura árvores altas para construir seu ninho, como mulateiro, capinuri, mata-matá e outras. O mergulhão busca o peixe no rio e depois dorme nas árvores. A arara o papagaio, a coruja, o maracanã, o pica-pau costumam criar seus filhotes nos ocos das árvores. Certas aves, como o mutum, jacamim, inambu e saracura também vivem debaixo das árvores e usam as folhas secas para fazer seus ninhos. O açaí, o buriti, bacaba, pamá, paricá, pupunha, seringa, muruchi, ingá, caxinguba, abiuruna, araratucupi e várias outras frutas servem de alimento para os tucanos, marianitas, araras, pipiras, mutuns, japós, periquitos sanhaçus, bem-te-vis, azulões, sabiás, papagaios e vários outros pássaros. Pamá é a comida especial dos pombos. Seringa é a comida especial dos azulões. Além de frutas, os pássaros encontram nas árvores outros alimentos: vários tipos de insetos e larvas. Algumas árvores quando ficam velhas transforma-se em pau-podre (ngaucütane), que serve de alimento para tucanos, araras, maracanãs, pica-paus, papagaios e curicas.
CONCLUSÃO:
O conhecimento registrado que essa etnia demonstra ter de como os pássaros se relacionam com as árvores é vasto e completo. Há conhecimento desde o conceito de Dispersão (quem dispersa o quê). Habitat (quem habita onde) e Nicho Ecológico (estratificação de abrigos, preferência alimentar, locais de nidificação, etc.). Sugerimos que esse material seja utilizado nas aulas do 7º. Ano do III Ciclo, onde “Os Seres Vivos” é o conteúdo programático explorado, como material enriquecedor e estimulador de discussões também nas escolas não-índias.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave: Etnobiologia, Ensino, Ticunas.