(Agência SBPC) - Seis alunos  de graduação representam a UFSC no maior encontro científico da América  Latina, a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da  Ciência (SBPC). Os estudantes participam da 16ª Jornada de Iniciação  Científica, em Manaus, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A  Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC custeou, além da inscrição,  a hospedagem e o transporte dos jovens pesquisadores. 
                        
                        Os estudantes inscritos para a SBPC foram vencedores do Prêmio  Destaques da Iniciação Científica, entregue em abril. Bruna Ribeiro  Mileo, Cristiane Regina Muller, Diego Barneche Rosado, Raphael Antônio  de Camargo Serafim, Viviane Vieira e Diana Treml apresentaram projetos  na 18ª edição do Seminário de Iniciação Científica, realizado na UFSC  em outubro de 2008. Pela qualidade de seus trabalhos, foram  selecionados entre mais de 500 alunos contemplados com Bolsas de  Iniciação à Pesquisa (BIP/UFSC) e do Programa Institucional de Bolsas  de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) que participaram da mostra.
                        
                        Com recursos do CNPq e da própria universidade, a UFSC investe  cerca de R$ 14 milhões anuais na iniciação científica, oferecendo cerca  de 500 bolsas por ano. As bolsas permitem a participação dos acadêmicos  em projetos de diferentes áreas e deflagram, em muitos casos, a  carreira de pesquisador. O ambiente da SBPC, que reúne milhares de  cientistas, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação  deve ser mais um incentivo ao grupo de jovens cientistas da UFSC.
                        
                        
                        Tiago Pereira, da UFSC, para a Agência SBPC