(Agência SBPC) – "Extração tradicional do óleo de andiroba", livreto de 24 páginas de  autoria das pesquisadoras Isolde Ferraz e Andreza Mendonça retrata numa  linguagem simples e didática as técnicas de extração tradicional do  óleo de andiroba (Carapaguianenses Aubl.). 
                                    O trabalho, produzido a  partir de análise de métodos levantados nos municípios de Anamã,  Manacapuru e Silves, na região do Solimões e Médio Amazonas, aborda  desde a identificação das sementes até o acondicionamento do óleo. O  livro traz também uma tabela com os valores de mercado do óleo de  andiroba bem como as indicações dos comunitários para uso medicinal do  produto como tratamento para distensões musculares, gripe, dor de  garganta, cicatrizante entre outras utilidades.
                                    
                                    Fotografias ilustram as páginas do livreto editado em versão  bilíngüe (tikuna/português), assegurando, dessa forma, a transmissão do  conhecimento sobre extração tradicional do óleo de andiroba nas  comunidades indígenas, sobretudo do Alto Solimões, onde a etnia tikuna  prevalece e conserva a língua.
                                    
                                    A produção foi uma importante ferramenta de trabalho no  desenvolvimento da primeira fase do projeto intitulado "Programa  Fepi-Inpa: Apoio técnico–científico para o desenvolvimento de unidades  de beneficiamento de matérias de origem natural financiado pela  Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), através do programa  “Amazonas de apoio à pesquisa em políticas públicas em áreas  estratégicas”.
                                    
                                    O lançamento da obra acontece hoje, às 16h, na 61ª Reunião da SBPC, no estande da Fapeam na ExpoT&C. 
                                    
                                    
                                    Mirna Feitoza, da Ufam, para a Agência SBPC