» Data, local e tema
  » Organização
  » Cartaz
  » Realização,
   Patrocínio e Apoio
  » Sala de Imprensa

  » Normas
  » Ficha de inscrição
  » Módulo dos Inscritos
  » Minicursos
  » Programação
  » Sessão de Pôsteres
  » Jornada de IC
  » SBPC Jovem
  » ExpoT&C
  » Feira do Livro
  » Feira de Artesanato
  » Cientistas de    Amanhã
  » Prêmio José Reis
  » Hospedagem /    Alimentação
  » Passagens Aéreas
  » Associe-se à SBPC
  » Contato


 
 Newsletter - Dia 14

     

Prêmio Jovem Cientista é lançado em Manaus


(Agência SBPC) – Reconhecida como uma das mais importantes premiações científicas da América Latina, a 24ª edição do Prêmio Jovem Cientista foi lançado hoje, em Manaus, durante a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O tema do prêmio este ano é “Energia e Meio Ambiente – Soluções Para o Futuro”, e foi lançado pela presidente em exercício do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professora Wrana Panizzi,  às 16h, no auditório da Matemática do Instituto de Ciências  Exatas da Ufam.

Também hoje, das 14h às 15h30min, no mesmo local, as três primeiras colocadas da última edição apresentara ao público as pesquisas que as tornaram vencedoras na XXIII edição do Prêmio, que teve como tema “Educação para reduzir as desigualdades sociais”.  Júlia Soares Parreiras, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), venceu na categoria “Estudante do ensino médio”, com a pesquisa “Educação para prevenção: uma alternativa para melhoria da qualidade da água e das condições sanitárias de comunidades carentes”. Ela explicou como descobriu ser possível transformar água poluída em um líquido de boa qualidade utilizando apenas garrafas PETs transparentes, um pouco de tinta preta, papel alumínio e caixas de papelão abertas. O sistema, que foi apresentado durante a SBPC, passou a ser utilizado por moradores de uma comunidade carente, cuja água das torneiras chegava escura e barrenta.
Já Sheila Regina dos Santos Pereira, primeiro lugar na categoria “Graduado” e representante da Universidade Federal da Bahia/Instituto Cultural Steve Biko (UFBA), mostrou os resultados do trabalho “Oguntec: uma experiência de ação afirmativa no fomento à educação científica”. O projeto funciona dentro do Instituto Cultural Steve Biko e proporciona a jovens afrodescendentes de escolas públicas de Salvador a oportunidade de uma educação científica que lhes encoraje o ingresso na área.  Sheila trabalhou com 35 jovens negros do ensino médio de sete escolas públicas de Salvador, que foram preparados para adquirir habilidades e competências pertinentes às áreas de ciência e tecnologia num período de 28 meses. Os estudantes foram selecionados mediante entrevistas, dinâmicas de grupo e testes objetivos.

A terceira a falar ao público da Reunião Anual da SBPC foi Terezinha Cristina da Costa Rocha, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). A contemplada com o maior prêmio da categoria “Estudante do ensino superior” contou como facilitou a comunicação de surdos ao desenvolver um dicionário de termos de filosofia em Língua Brasileira de Sinais (Libras), até então deficitário. Ela explicou que o Núcleo de Apoio à Inclusão da PUC-MG identificou a necessidade de traduzir para Libras palavras relacionadas à filosofia que eram ditas durante as aulas sem que houvesse uma forma de traduzir para surdos. “Precisávamos reverter esse quadro e fazer a interpretação fluente. Esse dicionário foi feito com a participação efetiva dos alunos, através de grupos de discussão. Às vezes, levávamos um dia inteiro para criar um único sinal”, relata.

Foram criados 300 novos sinais relacionados à filosofia. O novo dicionário, no formato CD-ROM com vídeos de cada um dos sinais, auxiliou alunos surdos de todos os cursos da PUC, já que a disciplina de filosofia é obrigatória em todas as faculdades e poderá ser útil também no ensino médio.


Da Assessoria de Comunicação do CNPq

 

 

 

 

 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2008 - WebMaster
Horário de atendimento: das 08:30 às 17:30h