(Agência SBPC) – O presidente  da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco  Antonio Raupp, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende,  abriram oficialmente ontem (13/07), em Manaus, a Exposição de  Tecnologia e Ciência (ExpoT&C). A feira ocorre paralelamente à 61ª  Reunião Anual da SBPC, o maior evento científico brasileiro que  acontece até 17 de julho no campus da Universidade Federal do Amazonas  (Ufam).
                        
                        Realizada em uma área de 6 mil m2 de pavilhões climatizados, no  estacionamento da Ufam, a feira apresenta realizações em ciência,  tecnologia e inovação, desenvolvidas por universidades, institutos de  pesquisa, empresas incubadoras e autônomas. E tem como objetivo  articular a produção e a transferência do conhecimento para o setor  produtivo, aproximando empresas, governo e academia na geração de  negócios tecnológicos. Durante o evento também ocorre a “Feira do  Livro”, em que editoras, como a da Ufam, estão lançando obras e  promovendo sessões de autógrafos com os autores.
                        
                        Durante sua visita à ExpoT&C, o ministro Sergio Rezende  visitou os estandes de instituições como o Instituto Nacional de  Tecnologia (INT) e do Centro Nacional de Energia Nuclear (CNEN). No  estande da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Rezende  participou da cerimônia de assinatura de um protocolo de intenções  celebrado entre a Finep, a Superintendência da Zona Franca de Manaus  (Suframa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas  (Fapeam), com o aval do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para  viabilizar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor de  Tecnologia da Informação da Amazônia (ProTI – Amazônia).
                        
                        Os objetivos do programa são fortalecer as atividades de pesquisa e  desenvolvimento em Tecnologias da Informação (TI), ampliar a capacidade  de formação de recursos humanos e modernizar a infraestrutura das  instituições de pesquisa e desenvolvimento da Amazônia, além de apoiar  e fomentar projetos de interesse nessa área na região.
                        
                        
                        Elton Alisson, da Agência SBPC