(Agência SBPC) – Os principais projetos executados pela Universidade do Estado do  Amazonas (UEA) nas áreas de ensino, pesquisa e extensão foram  apresentados na manhã de ontem, (13/07), ao ministro da Ciência e  Tecnologia, Sergio Rezende. Durante visita ao estande da UEA, montado  na ExpoT&C, a reitora da universidade, Marilene Corrêa, apresentou  ao mandatário um projeto arrojado e inovador, executado por professores  e alunos de engenharia mecatrônica, elétrica, mecânica e da computação  da Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA. 
                                
                                O projeto tem como missão a nacionalização dos componentes para  um Veículo Aéreo Não Tripulado, conhecido como VANT. Uma tecnologia  antes utilizada apenas por militares em combate, ela também pode ser  empregada em missões civis de reconhecimento aéreo, monitoramento e  mapeamento de recursos naturais, redes elétricas e de dutos de  petróleo, além de monitoramento de fronteiras, aplicações na  agroindústria em combates a pragas e, principalmente, na segurança  pública, fiscalização e controle de queimadas.
                                
                                De acordo com Corrêa, a aquisição da tecnologia foi incluída nas  diretrizes políticas do Ministério da Defesa, que exigiu da empresa  indiana Shoghi Communications Ltd, responsável pela fabricação do  veículo aéreo, que toda a parte interna do produto fosse nacionalizada.  Perante as exigências do MD, a Shoghi atribuiu à UEA a implementação  desta nova tecnologia, com conclusão do projeto previsto para 2011. "A  UEA foi recomendada à empresa pelo cônsul honorário da Índia no Brasil,  Élson Barros Gomes Junior", conta Corrêa.
                                
                                Com aporte de 80% dos recursos financiados pela Financiadora de  Estudos e Projetos (Finep), a equipe, composta pelos alunos Diego  Carvalho, Helosman Valente, Heitor Judiss, Augusto Pacheco, Renan  Castro, sob coordenação do professor Marivan Gomes, iniciaram as  pesquisas no mês de julho deste ano, realizando outros protótipos de  VANT. “Nacionalizar um produto é tão importante quanto desenvolver  tecnologias inovadoras, pois além de gerar emprego para o Brasil, a  manutenção e aquisição pode ser feita de forma mais rápida e barata”  enfatiza Diego Carvalho. 
                                
                                O projeto vai auxiliar no desenvolvimento do Polo Industrial de  Manaus. Segundo o coordenador da equipe, professor Marivan Gomes, a  empresa Shoghi Communications Ltd instalará uma das suas sedes no Polo  para a fabricação de produtos de segurança, inclusive de VANTs. “Esse  projeto é significativo tanto para universidade, quanto para os alunos,  já que todos terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos com um  País considerado um dos melhores em desenvolvimento de software,  engenharia de computação e de aviação”, enfatizou. A comercialização do  VANT está prevista para 2012, podendo, portanto, ser utilizado na  segurança da capital amazonense durante os jogos da Copa de 2014.
                                
                                O Veiculo Aéreo Não Tripulado que está sendo apresentado no  estande da UEA na 61º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o  Progresso da Ciência (SBPC), veio da Índia para estudos e pesquisas.  Com peso de cerca de dez quilos e envergadura de um metro e meio, o  VANT é feito de metal e utiliza tecnologias de Sistema de  Posicionamento Global (GPS), câmera com transmissão de rádio  freqüência, sensores, estabilizador e softwares embarcados. 
                                "Em  relação a preço, é muito mais vantajoso optar pelo VANT, já que a  utilização de aeronaves tripuladas e de helicópteros representam um  custo altíssimo, principalmente para as companhias que precisam fazer o  monitoramento constante de grandes áreas", explica Helosman Valente,  aluno de mecatrônica.
                                
                                
                                Da assessoria de comunicação da UEA para a agência SBPC