(Agência SBPC) – O tataraneto do evolucionista inglês Charles Darwin, Randal Keynes,  inaugurou na tarde de ontem, (13/7), a exposição "Darwin Now", na Tenda  da Ciência, como parte integrante da programação da 61ª Reunião Anual  da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que iniciou  na noite de domingo (12/7) e acontece durante toda esta semana, em  Manaus (AM).
                                  
                                  A exposição trata de uma das mais famosas teorias de toda a  história da ciência, a da origem das espécies, desenvolvida por Charles  Darwin no século 19. São paineis, em português e inglês, com  informações importantes e estilizadas acerca da teoria evolucionista.
                                  
                                  "Estou feliz por estar aqui na Amazônia e, apesar do meu  tataravô não ter explorado a floresta tropical, eu sei que se ele  tivesse vindo até aqui teria ficado encantado com a diversidade  biológica", afirmou Keynes. "Tenho certeza de que a Amazônia auxiliou  na elaboração da “Teoria da Origem das Espécies”, pois foi por meio de  Alfred Wallace (colaborador de Darwin), que meu tataravô conheceu a  floresta", complementou Keynes.
                                  
                                  Os paineis destacam um pouco da história de Darwin, que  modificou em grande parte a maneira de pensar da ciência ocidental  quando escreveu "A Origem das Espécies", enfatizando que o homem  evoluiu biologicamente a partir de estruturas orgânicas inferiores.
                                  Em  uma clara defesa aos novos cientistas que hoje estudam o bioma  amazônico, sobretudo no âmbito das mudanças globais, Keynes ressaltou  que o futuro científico reside na força da juventude e também na  criatividade desses pesquisadores. "A experiência é fundamental para o  desenvolvimento das pesquisas, mas é com os novos pesquisadores e com  as novas ideias que a ciência tende a avançar", declarou.
                                  
                                  A exposição "Darwin Now" fica aberta ao público das 8h às 18h  até a sexta-feira (17), quando encerram as atividades no setor norte do  campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
                                  
                                   SBPC Jovem – A SBPC Jovem foi oficialmente inaugurada  logo após a abertura da exposição "Darwin Now". O secretário de  Educação do Estado do Amazonas (Seduc), Gedeão Timóteo Amorim, avaliou  que se trata de uma oportunidade primordial para que alunos do ensino  básico efetivem suas participações na 61ª Reunião Anual da SBPC e  aprendam um pouco mais sobre ciência.
                                  
                                  O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado  do Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena, participou da abertura da SBPC  Jovem e da inauguração da exposição "Darwin Now".
                                  
                                  
                                  Renan Albuquerque, da Fapeam, para a Agência SBPC