(Agência SBPC) – O  desinteresse pela leitura é considerado um problema comum na fase  escolar. Em um projeto de iniciação científica, desenvolvido no âmbito  do Programa Ciência na Escola (PCE),  foi constatado que apenas 10% do  universo de mais de 300 estudantes do ensino médio de uma escola  estadual de Manaus tinham interesse em ler frequentemente. Outros  resultados desse projeto estão sendo apresentados ao público  participante da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o  Progresso da Ciência (SBPC), que acontece até 17 de julho no campus da  Universidade Federal do Amazonas, em Manaus. 
                                              
                                              "Mesmo tendo uma biblioteca dotada de livros e bons títulos, a  maioria dos alunos não demonstrava, na época da pesquisa, no ano  passado, o interesse em buscar essa literatura", diz o aluno do 2º ano  do ensino médio da “Escola Estadual Marcantônio Vilaça” Josué Macena,  de 16 anos.
                                              
                                              O levantamento foi feito por meio do projeto "A leitura na  escola: a análise da prática interpretativa no ensino médio do Centro  de Referência Escola Estadual Marcantônio Vilaça", que faz parte da  edição de 2008 do PCE, sob a coordenação do professor de língua  portuguesa, Ricardo Braga.
                                              
                                              O objetivo foi identificar e analisar o problema quanto ao  desinteresse pela leitura entre estudantes de ensino médio. Além da  fase de fundamentação teórica e elaboração dos instrumentos de  pesquisa, a equipe do projeto aplicou questionários a 330 alunos do  ensino médio da escola com perguntas relacionadas à prática de leitura.
                                              
                                              Entre os resultados, o grupo de cinco alunos concluiu que o  interesse pela leitura por parte dos alunos deve partir das relações  sociais existentes entre eles e as pessoas mais experientes e próximas,  tais como pais, mães e professores. Nesse caso, o diálogo, a  afetividade e reflexão podem favorecer o gosto pela leitura dos alunos.
                                              
                                              A aluna Ketlen Duarte, 16 anos, que também participou da equipe  do projeto, diz que o trabalho não acabou e que os resultados podem  contribuir para o desenvolvimento de práticas para estimular a leitura  interpretativa. Agora os alunos estão demonstrando os resultados desse  projeto na SBPC Jovem, que está ocorrendo paralelamente à 61ª Reunião  Anual da SBPC. "Essa experiência está sendo excelente, pois é um espaço  que temos para apresentar nosso trabalho para muitas pessoas ao mesmo  tempo", destaca Ketlen.
                                              
                                              
                                              Cristiane Barbosa, da Fapeam, para a Agência SBPC