» Data, local e tema
  » Organização
  » Cartaz
  » Realização,
   Patrocínio e Apoio
  » Sala de Imprensa

  » Normas
  » Ficha de inscrição
  » Módulo dos Inscritos
  » Minicursos
  » Programação
  » Sessão de Pôsteres
  » Jornada de IC
  » SBPC Jovem
  » ExpoT&C
  » Feira do Livro
  » Feira de Artesanato
  » Cientistas de    Amanhã
  » Prêmio José Reis
  » Hospedagem /    Alimentação
  » Passagens Aéreas
  » Associe-se à SBPC
  » Contato


 
 Newsletter - Dia 17

     

Amazônia continuará na pauta das prioridades da SBPC


(Agência SBPC) – A 61ª Reunião Anual da SBPC, realizada de 12 a 17 de julho em Manaus, AM, chegou ao fim com um público recorde – estimado em 13 mil participantes – e o compromisso de que o Amazonas continuará na agenda das prioridades da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). “Continuaremos a defender as atividades de ciência e tecnologia na região, dado o caráter estratégico do Amazonas para todo o País”, afirmou o presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, nesta sexta-feira, ao fazer uma avaliação do evento em uma entrevista coletiva, ao lado dos dirigentes das instituições que participaram da realização do evento.

Raupp ressaltou que a incorporação do Amazonas nas estratégias de desenvolvimento nacional é fundamental, em razão da importância do seu bioma. “Precisamos conservar os recursos naturais da região para que possam ser permanentemente utilizados”, disse. A ciência, na sua avaliação, é um instrumento fundamental para isso, ao lado de políticas públicas bem orientadas, como as que vêm sendo feitas pelo governo estadual do Amazonas. “O Amazonas continuará a figurar entre as prioridades da SBPC, assim como a educação básica, a cooperação universidade-empresa e os marcos regulatórios em C&T.”

Repercussão – Para o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Adalberto Luis Val, a Reunião da SBPC em Manaus foi fundamental para subsidiar e implementar políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação na região. Ele destacou também a união de esforços das instituições científicas da região e o comprometimento dos governos estadual e federal, e chamou a atenção para o nível de participação da comunidade científica no encontro. “Todos os eventos programados tiveram frequência superior de 50%”, disse ele, que destacou também a presença de pesquisadores dos países amazônicos, o que, na sua avaliação, demonstra a importância estratégica da iniciativa da SBPC.

Já o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena, fez um apelo à SBPC para que os laços estabelecidos entre as entidades de ciência e tecnologia do Amazonas não se afrouxem com o término do evento. “Durante a Reunião, pude constatar que o Amazonas não será mais o mesmo depois da Reunião da SBPC; o palco do evento poderá ir embora, mas permanecerá simbolicamente montado para todos nós”, ressaltou.

Na avaliação do secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, José Aldemir de Oliveira, a 61ª Reunião Anual SBPC, em Manaus, representou um divisor de águas na popularização da ciência, da tecnologia e da inovação. “A população marcou efetivamente presença no campus da Ufam, que sediou o evento, para ver de perto o que os pesquisadores e as instituições científicas fazem com o dinheiro público”, resumiu, acrescentando que o encontro ajudará a fazer com que a ciência passe a fazer parte do cotidiano das pessoas. Para José Aldemir, a divulgação dos resultados das pesquisas ao público em geral traduz-se “num compromisso ético e social dos pesquisadores e das instituições”.

A professora Marilene Corrêa, por sua vez, afirmou que a Universidade do Estado do Amazonas, da qual é reitora, foi beneficiada por toda a articulação que houve entre as instituições para a realização do evento. Ela também destacou a participação dos estudantes amazonenses. “Receber 87 inscrições para apresentação de trabalhos vindas de Tefé, 141 de Parintins, 42 de Tabatinga, além de 35 de Benjamin Constant, dá uma idéia do papel das universidades na introdução às linguagens do conhecimento científico e na formação e capacitação de recursos humanos em campos fundamentais para a inteligência da Amazônia brasileira.”

Para a reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Márcia Perales, o entusiasmo da comunidade universitária com a Reunião da SBPC pode ser medido pelo interesse dos alunos da instituição em atuar como monitores nas atividades do evento. “Infelizmente, não pudemos atender todos os que gostariam de atuar como monitores. Os 300 que participaram vivenciaram esses cinco dias apoiando o evento e tendo várias oportunidades de atuar nas diversas atividades que foram desenvolvidas”.


Da Assessoria de Imprensa da SBPC para a Agência SBPC

 

 

 

 

 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2008 - WebMaster
Horário de atendimento: das 08:30 às 17:30h