» Data, local e tema
  » Organização
  » Cartaz
  » Realização,
   Patrocínio e Apoio
  » Sala de Imprensa

  » Normas
  » Ficha de inscrição
  » Módulo dos Inscritos
  » Minicursos
  » Programação
  » Sessão de Pôsteres
  » Jornada de IC
  » SBPC Jovem
  » ExpoT&C
  » Feira do Livro
  » Feira de Artesanato
  » Cientistas de    Amanhã
  » Prêmio José Reis
  » Hospedagem /    Alimentação
  » Passagens Aéreas
  » Associe-se à SBPC
  » Contato


 
 Newsletter - Dia 17

     

INPE se posiciona como referência em P&D nas áreas de espaço e ambiente


(Agência SBPC) – O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem se posicionado para ser o principal centro de pesquisa e desenvolvimento nacional nas áreas de espaço e ambiente. Apesar disso, a ligação intrínseca do Programa Espacial Brasileiro com estudos relacionados a temas como agricultura, Amazônia, meteorologia e mudanças climáticas são praticamente desconhecidos pela maioria da população.

“Ampliar a competência brasileira na engenharia de satélites, aumentando a competitividade da indústria espacial nacional, faz parte de uma política de produção de ciência e tecnologia que visa contribuir com a qualidade de vida e qualificar o país como potência ambiental”, afirma Gilberto Câmara, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ele abordou esse assunto nesta sexta-feira, 17, em conferência durante 61ª Reunião Anual da SBPC, em Manaus (AM).

“Nosso programa espacial deve refletir essa vocação ambiental e o INPE tem se posicionado para ser o principal centro de pesquisa nessa área. Para isso, a engenharia espacial constrói satélites para responder a diferentes desafios científicos que necessitam de dados de observação da Terra”, explica Câmara. Segundo ele, esses satélites devem produzir dados sobre o planeta Terra e também subsidiar o desenvolvimento de pesquisas para transformar esses dados em conhecimento, produtos e serviços para a sociedade brasileira e para o mundo.

Programa CBERS – Os satélites de sensoriamento remoto são uma poderosa ferramenta para monitorar o território de países de extensão continental, como o Brasil. O Programa CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, que completou 20 anos em 2008, é um grande sucesso junto à comunidade de especialistas de sensoriamento. Três satélites da família CBERS já foram lançados, o último deles em 2007. Até 2014 está previsto o lançamento de mais dois satélites.

Desde junho de 2004, quando as imagens CBERS ficaram disponíveis na internet, mais de meio milhão de imagens já foram distribuídas gratuitamente para cerca de 20 mil usuários de mais de duas mil instituições públicas e privadas, comprovando os benefícios econômicos e sociais da oferta gratuita de dados. Em média são registrados diariamente 750 downloads no Catálogo CBERS.

As imagens CBERS são usadas em importantes campos, como o controle do desmatamento e queimadas na Amazônia Legal, a expansão da agropecuária, o monitoramento de recursos hídricos, o crescimento urbano, a ocupação do solo, a educação e inúmeras outras aplicações. Também é fundamental para grandes projetos nacionais estratégicos, como o Projeto PRODES, que avalia o desflorestamento na Amazônia, o Sistema DETER, que mensura o desflorestamento em tempo real, e o monitoramento das áreas canavieiras do país (CANASAT).

O CBERS fez do Brasil um dos maiores distribuidores de imagens de satélite do mundo. Com o programa o país passou a dominar a tecnologia para o fornecimento de dados de sensoriamento remoto. Até então, o Brasil dependia exclusivamente de imagens fornecidas por equipamentos estrangeiros. Os países da América do Sul que estão na abrangência das antenas de recepção do INPE em Cuiabá (MT) são os mais beneficiados por esta política. O download gratuito das imagens pode ser feito no site do INPE (www.inpe.br).

Múltiplos usuários - Além do conhecimento tecnológico, o Programa Espacial Brasileiro também traz benefícios sociais. As aplicações das imagens obtidas a partir dos satélites CBERS são as mais variadas, desde mapas de queimadas e desflorestamento da região amazônica até estudos na área de desenvolvimento urbano nas grandes capitais do país. Entre os usuários destacam-se instituições como Petrobras, IBGE, Incra, Embrapa e Ibama, além de organizações não-governamentais e empresas de geoprocessamento.


Da Assessoria de Imprensa da SBPC para a Agência SBPC

 

 

 

 

 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2008 - WebMaster
Horário de atendimento: das 08:30 às 17:30h