» Data, local e tema
  » Organização
  » Cartaz
  » Realização,
   Patrocínio e Apoio
  » Sala de Imprensa

  » Normas
  » Ficha de inscrição
  » Módulo dos Inscritos
  » Minicursos
  » Programação
  » Sessão de Pôsteres
  » Jornada de IC
  » SBPC Jovem
  » ExpoT&C
  » Feira do Livro
  » Feira de Artesanato
  » Cientistas de    Amanhã
  » Prêmio José Reis
  » Hospedagem /    Alimentação
  » Passagens Aéreas
  » Associe-se à SBPC
  » Contato


 
 Newsletter - Dia 17

     

SBPC pede agilidade no processo dos pesquisadores dos EUA retidos no Brasil


(Agência SBPC) – Dentro de alguns dias a Polícia Federal em Corumbá (MS) e a procuradoria pública, em Brasília, receberão uma carta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O documento pedirá que sejam revistos os processos, abertos pela PF, em que dois pesquisadores brasileiros e três norte-americanos foram acusados de crime contra a ordem econômica e tributária e contra o meio ambiente. Pedirá também agilidade na condução dos processos, uma vez que os norte-americanos tiveram seus passaportes confiscados pela autoridade brasileira e, portanto, estão impedidos de sair do Brasil.

Os cinco pesquisadores foram presos pela PF quando coletavam sedimentos na Lagoa Vermelha, 250 quilômetros ao norte de Corumbá. “Eles tinham autorização do Ibama para fazer a coleta e o projeto de pesquisa em que estão trabalhando conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); trata-se de uma atividade legal”, explica o professor titular aposentado da USP Umberto Cordani.

Geólogo com reconhecimento na comunidade científica nacional e internacional, Cordani foi o autor da solicitação à SBPC, da qual é associado, para que a entidade encaminhasse à PF e à procuradoria pública o pedido de revisão e agilidade no processo contra os pesquisadores. “Eles estavam na Lagoa Vermelha coletando amostras de sedimentos para um estudo sobre as mudanças climáticas, ou seja, estavam trabalhando em um projeto de colaboração internacional para ajudar a ciência a encontrar explicações para um dos maiores problemas ambientais da humanidade atualmente”.

Os cinco pesquisadores são alunos de cursos de doutorado. Os brasileiros estão vinculados à Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus de Rio Claro, no interior de São Paulo. Já os norte-americanos são da Universidade do Arizona. Os brasileiros ficaram presos dois dias e os norte-americanos, nove. Foram libertados após o pagamento de fiança.

Além de tentar que os cinco pesquisadores não sejam levados a processo na Justiça, a SBPC vai atuar junto ao governo brasileiro para que problemas dessa natureza não voltem a ocorrer.


Da Assessoria de Imprensa da SBPC para a Agência SBPC

 

 

 

 

 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2008 - WebMaster
Horário de atendimento: das 08:30 às 17:30h