» Data, local e tema
  » Organização
  » Cartaz
  » Realização,
   Patrocínio e Apoio
  » Sala de Imprensa

  » Normas
  » Ficha de inscrição
  » Módulo dos Inscritos
  » Minicursos
  » Programação
  » Sessão de Pôsteres
  » Jornada de IC
  » SBPC Jovem
  » ExpoT&C
  » Feira do Livro
  » Feira de Artesanato
  » Cientistas de    Amanhã
  » Prêmio José Reis
  » Hospedagem /    Alimentação
  » Passagens Aéreas
  » Associe-se à SBPC
  » Contato


 
 Newsletter - Dia 17

     

SBPC começa gestão que irá até julho de 2011


(Agência SBPC) – Buscar garantias efetivas para o cumprimento das metas do PAC da Ciência e Tecnologia; contribuir para o fortalecimento dos sistemas estaduais de fomento à ciência e tecnologia; trabalhar pela descentralização da produção científica brasileira; e defender o aumento do número da vagas nas universidades públicas, sem perda da qualidade alcançada.

Estas são algumas das atividades a serem desenvolvidas pela diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que tomou posse nesta quinta-feira, 16, durante a 61ª Reunião Anual da entidade, realizada em Manaus, AM, de 12 a 17 deste mês.

A eleição ocorreu em maio e a quase totalidade dos membros que assumiram o novo mandato são os mesmos da gestão anterior: Marco Antonio Raupp, presidente; Helena Nader e Otávio Velho, vices-presidente; Aldo Malavasi, secretário geral; José Raimundo Coelho e Lisbeth Cordani, tesoureiros; Rute Maria Andrade e Dante Barone, secretários. O membro novo na equipe é José Antonio Aleixo da Silva, eleito secretário no lugar de Vera Maria Fonseca Val.

Em resumo, essas são a principais linhas de atuação da nova diretoria da SBPC:

a) Continuar na luta pela definição e aprimoramento de marcos regulatórios necessários à atividade científica. Destaque para a definição de uma nova legislação para regular a relação entre as instituições federais de ensino superior e pesquisa e suas fundações de apoio.

b) Intensificar as atividades do Grupo de Trabalho de Educação, por meio do trabalho articulado com todos os segmentos significativos da sociedade civil. O objetivo é construir um movimento de ampla repercussão que coloque a educação como vetor principal do desenvolvimento econômico e social do país.

c) Buscar garantias efetivas para o cumprimento das metas do PAC da C&T e continuar na luta pelo fim do contingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). 

d) Contribuir para o fortalecimento dos sistemas estaduais de fomento à ciência e tecnologia, trabalhando de forma articulada com as secretarias regionais da SBPC para que todas as fundações estaduais de apoio à pesquisa possuam níveis condizentes de aporte de recursos. Igualmente, será feito esforço para a criação dessas fundações nos Estados ainda carentes deles.

e) Trabalhar pela descentralização da produção científica brasileira, como aspecto estratégico para o desenvolvimento econômico e social do País e como forma de se contribuir para a superação das desigualdades regionais.

f) Defender o aumento do número da vagas nas universidades públicas, sem perda da qualidade alcançada.

g) Trabalhar para a maior aproximação entre as instituições de pesquisa e as empresas, visando o incremento das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) no setor industrial.

h) Intensificar ações de divulgação científica e popularização da ciência.


Da Assessoria de Imprensa da SBPC para a Agência SBPC

 

 

 

 

 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2008 - WebMaster
Horário de atendimento: das 08:30 às 17:30h