REALIZAÇÃO

Definida a programação da próxima Reunião Regional da SBPC

Evento será realizado em Mossoró (RN), de 14 a 16 de abril,
e discutirá o desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro

A programação da Reunião Regional da SBPC em Mossoró (RN), que será realizada de 14 a 16 de abril nas instalações da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), já está disponível no site do evento: http://www.sbpcnet.org.br/mossoro/. Dirigido para gestores de ciência e tecnologia, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais de diversas áreas, o evento abordará questões cruciais para o desenvolvimento sustentável do semiárido.
A solenidade de abertura ocorrerá no dia 13 de abril, às 19h00, no Exponcenter, do campus da UFERSA, com a presença do presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, e de autoridades locais e estaduais. Na ocasião, o diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), Roberto Germano Costa, irá proferir a conferência magna “Semiárido brasileiro: o paradigma das oportunidades”. No dia seguinte, serão iniciadas as atividades: minicursos das 8h00 às 10h00; conferências, das 10h30 às 12h00; e mesas-redondas, das 14h00 às 16h00.
No total, serão 11 conferências, 15 mesas-redondas e 43 minicursos. As conferências e mesas-redondas terão a participação de pesquisadores renomados e abordarão assuntos polêmicos, a exemplo da transposição do Rio São Francisco e da exploração de petróleo no semiárido. As oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região, como biotecnologia, tecnologias sociais e biocombustíveis, também estarão na pauta das discussões.
Já os minicursos, voltados principalmente para a formação complementar de professores de educação básica (ensino fundamental e médio), abrangerão temas bem diversos, desde didática em sala de aula até biodiversidade de invertebrados em manguezais.
Eventos paralelos – O evento contará ainda com uma programação voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, a SBPC Mirim, e apresentações orais e em pôsteres de trabalhosa de pesquisa da UERN.
A SBPC Mirim será realizada no campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) e na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT). Nos dias 14 e 15 estão programadas 30 oficinas, além de exibições de filmes. Já o dia 16 será reservado para apresentação de projetos de ciência, realizados por estudantes da rede de ensino público e privado da região.
Já o XVI Encontro de Pesquisa e Extensão (ENCOPE) da UERN será aberto no dia 14, às 19h00, no teatro municipal Dix-Huit Rosado Maia. As apresentações dos trabalhos ocorrerão nos dias 15 e 16. As apresentações orais, das 19h00 às 21h00, nos Pavilhões Temáticos do campus central da UERN, e as apresentações em painel, das 19h00 às 22h00, no ginásio de esportes do campus.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Acadêmica Agência de Comunicação
Angela Trabbold
(11) 5549-1863 / 5081-5237 / 9912-8331
angela@sbpcnet.com.br; angela@academica.jor.br

Sobre a SBPC: A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.
Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Possui cerca de 80 sociedades científicas associadas e mais de 2 mil sócios ativos. Além de uma Reunião Anual, de âmbito nacional, a SBPC realiza diversos eventos regionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico local. A Reunião Regional de Mossoró é o 31º evento de caráter regional que a SBPC realiza no País.

Press-release
Atendimento à Imprensa

SBPC © 2009 | Todos os direitos reservados | HOME | SOBRE A REUNIÃO | INSCRIÇÃO | ATIVIDADES | NOVIDADES | ASSOCIE-SE | SALA DE IMPRENSA | PERGUNTAS FREQUENTES |