SBPC Sociedade Brasileira
para o Progresso da Ciência




» English      » Español  


YouTube

Home / Artigos e Manifestos SBPC e ABC enviam carta ao MCTIC pela recomposição do orçamento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

As entidades solicitam que Gilberto Kassab empreenda todos os esforços possíveis para garantir a recomposição do orçamento da organização ao patamar mínimo necessário para a continuidade de suas atividades. O documento também foi encaminhado aos ministros da Educação, da Saúde, da Cultura e da Defesa, também responsáveis pela manutenção da RNP

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) enviaram na sexta-feira, dia 22, uma carta ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, manifestando preocupação com os cortes no orçamento impostos à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O documento foi encaminhado também aos ministros da Educação, Mendonça Filho, da Saúde, Ricardo Barros, da Cultura, Marcelo Calero, e da Defesa, Raul Jungmann.

Na carta, as instituições solicitam ao ministro Kassab que empreenda “todo o esforço possível para garantir a recomposição do orçamento da RNP ao patamar mínimo necessário para que a instituição possa continuar a desenvolver e prestar serviços a todo o sistema de educação superior e de CT&I, com a qualidade que vem apresentando até o momento”.

O documento ressalta a importância da organização, como a integração da comunicação em alta velocidade de cerca de 80% de todos os campi de universidades e institutos federais localizados no interior, e os impactos sofridos por cortes de verbas de 2015, que resultou na suspensão de conexões de novos campi. “Mais do que isso, a partir de setembro de 2016, 739 campi do interior serão desconectados”, alertam.

No documento, os presidentes da SBPC e da ABC salientam que os cortes impactarão ainda o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Saúde (MS), o Ministério da Defesa (MD), o Ministério da Cultura (MinC), além do próprio MCTIC, “pois são todos responsáveis pela manutenção da RNP, embora o MCTIC seja o principal envolvido financeiramente”.

“Entendemos que é justamente nesse momento que devemos tomar todo o cuidado para não desestruturar programas que dão suporte ao avanço da CT&I e da educação, e que levaram anos para serem construídos, como é o caso da RNP”, argumentam a presidente da SBPC, Helena Nader, e o presidente da ABC, Luiz Davidovich, na carta.

Veja o documento na íntegra aqui.

Jornal da Ciência