SBPC Sociedade Brasileira
para o Progresso da Ciência




» English      » Español  


YouTube

Home / Artigos e Manifestos SBPC e ABC publicam nota contra exoneração do presidente da CNEN e Nuclep

No documento, as entidades ressaltam que a exoneração de Renato Cotta é inaceitável já que ele não quis descumprir a lei

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) publicam nota sobre a exoneração do presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), Renato Machado Cotta, por ter resistido a pressões visando a nomeação, para os cargos de presidente e diretores da Nuclep, de pessoas que não preenchem os requisitos elencados pelo Decreto no. 8.945, de 27 de dezembro de 2016, que regulamenta a Lei das Estatais.

No documento as entidades ressaltam que a exoneração do engenheiro Cotta representa "um equívoco administrativo no âmbito da CNEN e um prejuízo técnico-científico para o País. A exoneração de um funcionário exemplar, que simplesmente optou por não descumprir a lei, é assim inaceitável. É urgente que seja revista a medida intempestiva tomada pelo Governo Federal".

A ABC e a SBPC enfatizam ainda que cargos que exigem competência técnica e científica, não podem, em nenhuma situação, em qualquer setor ou órgão da gestão pública, em todos os níveis, estar subordinados a interesses restritos da agenda política.

Leia aqui a nota na íntegra.

Jornal da Ciência