SBPC Sociedade Brasileira
para o Progresso da Ciência




» English      » Español  


YouTube

Home / Artigos e Manifestos SBPC pede recuperação do Centro de Memória do CNPq

A presidente da SBPC, Helena Nader, enviou uma carta ao presidente do CNPq lamentando a situação de abandono do espaço

A presidente da SBPC, Helena Nader, enviou uma carta ao presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges, manifestando sua preocupação com o estado de abandono do Centro de Memória do CNPq, criado em 2004, com a finalidade de recuperar a memória dessa instituição.

Ela afirma que o Centro de Memória, apropriadamente no início de sua criação vinculado ao Gabinete da Presidência, ao longo do tempo foi sendo deslocado para setores burocráticos e administrativos da instituição, sem afinidade com a finalidade e os afazeres do Centro.

No documento, ela ressalta que é lamentável tomar conhecimento da situação de abandono e descaso com a memória científica brasileira. A carta lembra ainda que na última semana Borges visitou a SBPC, em São Paulo, justamente no dia em foi inaugurado o Centro de Memória Amélia Império Hamburger, após cuidadoso trabalho de recuperação de documentos sobre a história da SBPC.

“Acreditamos que o senhor, como nós representantes da comunidade científica brasileira, sabemos da importância de recuperar e preservar a memória do desenvolvimento científico nacional. É de fundamental relevância para o presente e o futuro do avanço da ciência e da tecnologia em nosso País”, afirma Nader, no documento.

Leia aqui o texto na íntegra.

Jornal da Ciência