ScienceBlogs se junta ao Blogs de Ciência da Unicamp

Instituição: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O que é: ScienceBlogs migrou para o Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tornando este a maior plataforma de blogs de ciência em número de páginas do mundo. Uma das primeiras plataformas de divulgação científica em formato blog, o ScienceBlogs foi criado em 2006 por Atila IamarinoCarlos Hotta, Rafael Soares e Kentaro Mori.
Acesse: O projeto também tem edições especiais. Atualmente, dados atualizados sobre a pandemia de COVID-19 podem ser acessados em www.blogs.unicamp.br/covid-19/. Outras edições já trataram de temas relevantes como o Protagonismo Feminino na Ciência, Ciência e Política e Ciência e Cultura Pop, todos disponíveis na plataforma.

Biografia de Carlos Chagas é relançada em formato digital

Instituição: Editora Fiocruz na Rede SciELO Livros.
O que é: Para celebrar a importância da data para a pesquisa científica do Brasil e, especialmente, para a Fiocruz, o livro Carlos Chagas: um cientista do Brasil será relançado pela Editora Fiocruz em formato digital – e em acesso aberto – na plataforma SciELO Livros. De autoria de Simone Petraglia Kropf e Aline Lopes de Lacerda, pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), o livro foi lançado em 2009, como parte das comemorações do centenário do anúncio da descoberta da doença de Chagas.
Acesse: Clique aqui para fazer o download.

Livro Verde da Iupac é lançado em português

Instituição: União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês).
O que é: O livro Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química, conhecido como o "Livro Verde" da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês), está disponível gratuitamente em português. O trabalho de tradução da terceira edição do original em inglês foi coordenado pelo professor Romeu Cardozo Rocha Filho(Universidade Federal de São Carlos), em parceria com o professor Rui Fausto (Universidade de Coimbra, Portugal), em uma parceria entre a SBQ e a Sociedade Portuguesa de Química.
Local: Estudantes, professores e pesquisadores já podem ter acesso à nomenclatura oficial da Físico-Química em português pelo site da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Guia on-line apresenta aves da Caatinga brasileira

Instituição: A publicação é resultado do projeto “Dinâmica populacional, demografia e conservação de aves da Estação Ecológica do Seridó” e teve apoio do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O que é: O guia traz o registro fotográfico e uma breve descrição biológica de 102 das 202 espécies. As demais estão organizadas em uma lista por família, nome científico e nome popular. É possível fazer o download em Guia de Aves da Estação Ecológica do Seridó.

Santander Universidades lança game que dará bolsa de estudo para universitários

Instituição: Santander Universidades.
O que é: O Santander Universidades oferece ao público universitário a possibilidade de concorrer a 20 bolsas de estudo na Babson College, em uma disputa completamente conectada à era digital. O ACADEMICXS GAME é um jogo que testará de forma divertida todos os conhecimentos dos participantes, que a cada resposta correta estarão mais próximos da bolsa para o curso de Empreendedorismo na universidade americana. O game está disponível para todos os clientes do Santander, mas somente os universitários terão direito a participar da disputa pelas bolsas de ensino.
Local: O regulamento completo você encontra no próprio APP, que está disponível para Android e IOS.
Acesse: Para mais informações leia aqui.

Guia facilita a busca de informações na Biblioteca Virtual da FAPESP

Instituição: Fapesp
O que é: A equipe de coordenação da Biblioteca Virtual (BV) da FAPESP desenvolveu um tutorial para auxiliar os usuários do sistema de informação referencial de acesso aberto, em português e inglês, sobre pesquisas em andamento ou concluídas realizadas com apoio da Fundação, a fazerem buscas na base de dados. Lançada em 2005, a BV tem mais de 4 milhões de acessos anuais e incorporou uma série de recursos nesses últimos dez anos a fim de agregar valor aos resultados das buscas feitas pelos usuários e facilitar a visualização dos dados.
Acesse: Outro recurso oferecido pela BV é uma lista de instituições-sede das pesquisas apoiadas.

Acessa São Paulo oferece minicursos on-line gratuitos de idiomas

Instituição: Governo do Estado
O que é: O programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo – chamado Acessa São Paulo – oferece minicursos on-line gratuitos de idiomas. Há conteúdos disponíveis para oito idiomas: inglês, alemão, francês, japonês, espanhol, russo, chinês e italiano.
Acesse: Mais informações em www.acessasp.sp.gov.br

Plataforma virtual reúne memórias da USP

Instituição: Universidade de São Paulo
O que é: O Museu de Ciências, órgão da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), lançou em dezembro o site Memória USP, com o objetivo de reunir informações sobre acontecimentos, locais e pessoas importantes na história da instituição, que completou 80 anos no dia 25 de janeiro. No formato de uma linha ‘espaço-tempo’ interativa, o projeto inclui acervos fotográficos e documentais referentes à memória institucional de cada unidade da USP.
Data: Lançou em dezembro.

Catálogo da Produção Científica 2013 da UFCSPA

O que é: Já está disponível no site da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) o Catálogo da Produção científica 2013. Em sua 16ª edição, o livreto é um registro anual de citações, artigos, livros, capítulos e resumos publicados pelos professores da universidade no ano de 2012. No texto de apresentação do material, a reitora Miriam da Costa Oliveira destaca que o documento é "uma demonstração cabal da importância da pesquisa institucional, não exercida apenas para atender a marcos legais, mas como expressão da capacidade e vontade dos pesquisadores atuantes na UFCSPA e reflexo do suporte precoce e permanente à pesquisa dado pela gestão". O Catálogo pode ser conferido no endereço: http://www.ufcspa.edu.br/ufcspa/pesquisa/producao_cient/producao_cientifica_2013.pdf

Edusp lança terceira edição de dicionário de linguagem de sinais

O que é: A terceira edição do Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras), baseado em linguística e neurociências cognitivas, já está disponível para aquisição no site da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp). Esta nova edição do dicionário explica detalhadamente o novo paradigma da linguagem (oral, escrita e de sinais) baseado nas neurociências cognitivas e demonstra a sua utilidade na geração de instrumentos de avaliação e de intervenção educacional e clínica para a alfabetização de ouvintes, deficientes auditivos, surdos e surdo-cegos. Organizado pelo professor Fernando César Capovilla, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, em parceria com as pesquisadoras Walkiria Duarte Rafael, também do IP-USP, e Aline Cristina Lofrese Maurício, do centro universitário UniSant’Anna, a obra é um desdobramento do Dicionário da Língua de Sinais Brasileira (Libras), ganhador do Prêmio Jabuti 2002 na categoria de Educação e Psicologia. O exemplar pode ser adquirido pelo site da Edusp. Mais informações: www.edusp.com.br/detlivro.asp?ID=414336
Veja mais