Centro de Memória da SBPC “Amélia I. Hamburger”

Como parte importante da história da ciência no Brasil, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência deu início à organização e ao tratamento técnico de parte de seu acervo, em agosto de 2004, visando a preservação permanente e a divulgação de sua documentação institucional. Este acervo conta com um grande número de documentos em diversos suportes como filmes, vídeos, fotografias, publicações, impressos, atas, dossiês e diversos documentos oficiais, além de transcrições de conferências e palestras proferidas em Reuniões Anuais, Regionais e Especiais da entidade. É um acervo que, além de conter os registros da história da SBPC, também apresenta alguns registros de parte da história da ciência no Brasil a partir da segunda metade do século XX.

São objetivos do Centro de Memória da SBPC: contribuir para a recuperação, conservação e divulgação da memória da “Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência” e facilitar a consulta pública à documentação já organizada através de uma base de dados disponibilizada em seu próprio site e divulgá-la sempre que possível, através de exposições e publicações parciais. Além disso, deseja-se ampliar a documentação e registrar a memória daqueles que participaram da História da SBPC com a contribuição de documentos referentes à participação nos eventos da entidade possibilitando um auxílio no registro da história da ciência no Brasil.

A SBPC conta com a parceria do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da USP e do Serviço de Conservação e Restauro do IEB – USP, para o tratamento técnico do acervo. Clique aqui para saber um pouco mais do processo de conservação e restauro do Centro de Memória da SBPC.

Assista ao documentário, na íntegra, “Ciência: a base de uma Nação – Os 60 anos da SBPC”, produzido em 2008 pela SBPC e Fundação Padre Anchieta: