SBPC Sociedade Brasileira
para o Progresso da Ciência




» English      » Español  


YouTube

Home / Notícias / SBPC na Mídia 08 de Julho de 2015 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) estarão na 67ª reunião da SBPC

Durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada entre 12 e 18 de julho no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, no interior paulista, a FAPESP vai reunir os 17 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) mantidos pela Fundação.

No estande da FAPESP, os CEPIDS mostrarão um panorama da avançada produção em ciência e tecnologia desenvolvida nesses centros. O estande ocupará uma área com 290 metros quadrados dentro da ExpoT&C, espaço formado por dois pavilhões climatizados e área total de 6 mil metros quadrados, que abrigará diversos institutos de pesquisa, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações ligadas ao ensino e à pesquisa científicos.

Criados com a missão de fazer ciência de ponta, desenvolvimento tecnológico e inovação, e repassar esse conhecimento para a sociedade, os CEPIDs são apoiados pela FAPESP por períodos de até 11 anos e têm como objetivo desenvolver investigação fundamental ou aplicada, com impacto científico e social relevantes.
Atualmente, os 17 Centros se dedicam à pesquisa de temas como obesidade, biomedicina, problemas urbanos, alimentos, óptica e fotônica, matemática aplicada à indústria, ciências computacionais, genoma humano, terapia celular, células-tronco, doenças inflamatórias, fármacos, neurociência e novos materiais, entre outros.

Os CEPIDs também contribuem para a inovação por meio de transferência de tecnologia aos setores público e privado, além de oferecer atividades de extensão para professores e alunos do ensino fundamental e médio e para o público em geral. Uma amostra dessas atividades será exibida no evento.

Pesquisa na fronteira do conhecimento

Entre os CEPIDs estará presente o Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (BRAINN), que tem foco na investigação dos mecanismos que levam à epilepsia e ao acidente vascular cerebral (AVC) e dos danos causados por sua progressão. O BRAINN mostrará sondas neurais produzidas pelo centro e modelos de cérebros feitos em impressão 3D por Sinterização Seletiva a Laser (SSL).

O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) também vai oferecer uma amostra de suas atividades, incluindo estudos fundamentais em sistemas e dispositivos para comunicações ópticas e em fotônica exploratória, ciências dos materiais, ciências da vida, metrologia óptica e óptica quântica.

Já o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC, na sigla em inglês) contará com a ajuda de modelos anatômicos confeccionados em resina e espuma para mostrar resultados de seus estudos sobre obesidade, doença que resulta do desequilíbrio entre ingestão calórica e gasto energético, geralmente associado a diabetes, hipertensão, aterosclerose e alguns tipos de câncer.

Também as pesquisas realizadas no Centro de Terapia Celular (CTC) – responsável pela primeira geração de células-tronco embrionárias no Brasil e pela produção de um dos primeiros clones bovinos e ovinos no país – serão apresentadas no estande da FAPESP, incluindo a investigação de mecanismos relacionados a diversas doenças e os estudos para a produção de células-tronco em grande escala, de forma a viabilizar sua utilização clínica.

O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat) desenvolve pesquisa avançada em neurociência teórica e reúne uma equipe de especialistas formada por matemáticos, cientistas da computação, neurocientistas e clínicos especialistas em reabilitação. Na ExpoT&C, o Neuromat vai apresentar exemplos de simulações computacionais de modelos matemáticos para a rede de neurônios do cérebro.

Além de integrar o estande da FAPESP, o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV) vai participar durante a reunião da mostra de iniciativas para divulgação e ensino sobre materiais vítreos. Dentre os objetos expostos estão uma coletânea de histórias em quadrinhos, estilo mangá, intitulada “Histórias de vidro”, kits para demonstração das propriedades dos vidros, fotônica, entre outros, além da exposição “Ciência e Arte Inclusiva”, que mostra fotos e modelos 3D dos cristais de vidro.

(Rede Notícia) 

Outros Clippings

Veja Mais