Volta ao início Chamada Pública Inscrição Quem pode se inscrever Critérios de seleção Parâmetros para pontuação da pesquisa Painéis Datas importantes Comitê Científico Público Objetivos Volta ao início

 

 

FÓRUM DE DIFUSÃO CIENTÍFICA PARA INOVAÇÕES DE
PESQUISA E EXTENSÃO - 2007
CIÊNCIA, AÇÃO SOCIAL & SUSTENTABILIDADE DA
BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO TIETÊ

CHAMADA PÚBLICA

PARA UMA NOVA CULTURA ÉTICA NAS TECNOCIÊNCIAS DAS ÁGUAS

Essa seleção de projetos tem como antecedente a parceria da SBPC com a Prefeitura de São Paulo e o Consórcio do Alto Tamanduateí-Billings, em 1991, que realizou um Concurso das Águas(*).

Sua comissão organizadora selecionou três projetos com alternativas de aproveitamento múltiplo dos recursos hídricos da Bacia do Alto Tietê com ênfase no equacionamento dos diversos usos com a proteção e conservação da água.

O concurso marcou a agenda dos debates sobre alternativas sustentáveis baseadas numa nova ética para a política das águas, em contraposição à política da produção de hidroeletricidade e de grandes obras de engenharia sanitária, e concluíram que elas desfiguram as bacias hidrográficas e as condições socioambientais adequadas para sua ocupação, resultando numa hiper-urbanização.

O Concurso de 1991 foi importante elo para dar legitimidade científica a uma abordagem fundamentada na ética da política das águas efetivamente integrada no tratamento das dinâmicas socioambientais e econômicas da bacia, e as dimensões geofísicas (hidrologia e hidrogeomorfologia) e obras de engenharia.

A nova cultura ética da pesquisa tecnocientifica da política das águas é marcada pelo esforço cognitivo de articulação e harmonização destas duas grandes áreas de conhecimento, num autêntico pluralismo metodológico.

Desde então, outros estudos e projetos vem buscando ampliar a perspectiva multiprofissional necessária para dar conta desse tratamento integrado nas universidades brasileiras e, sobretudo em São Paulo.

A necessidade dessa abordagem tornou-se reconhecida pela comunidade científica nos últimos 15 anos diante das gritantes condições de vida da população nas periferias e bairros populares, em geral.

Ainda que persista a crença de que mais recursos financeiros e tecnologias são suficientes para despoluir bacias hidrográficas urbanas, na realidade o estado da arte dos conhecimentos revela outro quadro de soluções menos espetaculares, e de difícil implementação.

Entre as soluções está o desafio de agregar as ações municipais às ações da política das águas visando resolução conjunta ou articulada das recorrentes crises de saúde coletiva, das condições subumanas dos assentamentos habitacionais e socioambientais.

Há sobretudo vasto caminho para superar ou reduzir drasticamente os índices sanitários deploráveis com grandes contingentes da população trabalhadora vivendo próxima dos mananciais urbanos por muito tempo terra de ninguém (para onde fluíram 2,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo).

Nesse sentido, é objetivo do Fórum de projetos atrair a inscrição de trabalhos em diferentes áreas disciplinares e difundir os que particularmente possam ajudar às soluções integradas no campo das ações sociotécnicas, culturais e urbano-regionais associadas às intervenções tecnológicas dos setores de infra-estrutura e obras do Estado (com seus respectivos lobbies e setores empresariais dependentes desses investimentos).

Ao realizar uma chamada pública de projetos nesse campo, a SBPC estará contribuindo para a agenda de CT & I (ciência tecnologia e inovações) das universidades públicas e gratuitas que atuam na área metropolitana de São Paulo (e demais capitais brasileiras).

Irá para isso fomentar pelo menos uma dezena de projetos das universidades, a partir da ampla divulgação dos trabalhos inscritos. Dessa forma, pretende mobilizar setores chaves na sociedade civil e governos municipais e estadual da Grande São Paulo para apoiá-los numa operação que poderia ser definida como incubação social para soluções preventivas.

Essa forma permitirá aos pesquisadores adotar novas estratégias de institucionalização a fim de implantar tais conhecimentos preventivos.em governos municipais e empresas públicas. Processos de difusão científica operam nesse ambiente de incertezas, o qual não deve ser encarado como insuperável e tampouco um obstáculo conjuntural.

Essas dificuldades revelam um traço estrutural na medida em que (nosso caso) um evento de difusão se pretende também um evento destinado a aumentar a capacidade de previsão, formulação de rotas futuras e novas estratégias de institucionalização para pesquisadores, instituições públicas e privadas.

 

(*) II Concurso das Águas – Concurso público nacional de idéias para melhor aproveitamento das águas da região metropolitana de São Paulo. São Paulo: Prefeitura de São Paulo, Consórcio Municipal Alto Tamandauteí-Billings, e Sociedade para o Progresso da Ciência – SBPC 1992.