Esta página utiliza Javascript. Seu navegador não suporta Javascript ou está desativado. Para visualizar esta página, utilize um navegador com Javascript habilitado. Reunião Regional da SBPC no Vale do Paraíba Untitled Document
Banner do Evento

"São José dos Campos é um modelo de sucesso a ser seguido”

A presidente da SBPC, Helena Nader, fala sobre a Reunião Regional na cidade.

A próxima Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada nos dias 5 e 6 de junho de 2014, nas dependências do Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São José dos Campos (SP). Segundo a presidente da SBPC, Helena Nader, a cidade foi escolhida pela entidade devido ao ambiente acadêmico e empresarial do município e região, voltado para tecnologias de ponta. “Escolhemos São José dos Campos por ela ser um polo tecnológico, além de contar com instituições de alta relevância para o Brasil e o mundo”, disse Helena.

A presidente da SBPC também ressaltou que é a primeira vez que a instituição realiza uma Reunião Regional na cidade. “Demoramos, mas estamos realizando este evento num momento em que a região está atraindo instituições ligadas à saúde, como é o caso da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que instalou na região o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT-Unifesp)”, comentou.

Ao ressaltar o potencial da região, Helena lembrou que é preciso olhar para trás e ver como que este polo foi criado. Vale lembrar que a capacitação tecnológica que se gerou e consolidou em São José dos Campos teve sua origem no interesse governamental em desenvolver as áreas aeronáutica, espacial, bélica e eletrônica avançada. “A cidade tem projeção internacional e exibe produtos de alto conteúdo tecnológico como aviões, foguetes e satélites, os quais são fruto de pesquisas iniciadas nos anos 1950. A implantação do ITA (Instituto de Tecnológico de Aeronáutica) na cidade é desta época”, afirma. Ela ainda ressalta que sem o ITA, não teríamos a Embraer, que nasceu em 1969, para desenvolver engenharia aeronáutica no País e produzir aviões.

Para Helena, a realização do evento em São José dos Campos deixa claro a bandeira que a SBPC defende: Educação de qualidade. “Temos diversas instituições de ensino de ponta na região. Tendo uma melhor educação, teremos uma ciência melhor. Uma inovação melhor”, disse.

São José dos Campos é um modelo de sucesso a ser seguido. Por isso, é uma honra para a SBPC realizar um evento no local tão promissor para o país. “As empresas não compram inovação/tecnologia na prateleira. É preciso ter indivíduos qualificados para se desenvolver inovação”, explica. E completa, “sem ciência, fica difícil do país se desenvolver, por isso, é preciso investir para ser competitivo e seguir os passos dessa região”.

(SBPC)

Logo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia - SBPC

SBPC © 2014 | Todos os direitos reservados | HOME | SOBRE A REUNIÃO | INSCRIÇÂO / NORMAS | ATIVIDADES | IMPRENSA | FALE CONOSCO |