64ª Reunião Anual da SBPC |
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública |
O Uso de Cartilha Educativa sobre Boas Práticas Higiênico-Sanitárias na Manipulação e Comercialização do Suco da Juçara e Seus Derivados em Evento Temporário na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã em São Luis – Ma. |
Luciana da Silva Bastos 01 Fúlvia Rachel Leite Costa Maranhão 01 |
1. Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental / SVES / SEMUS / São Luis - MA |
INTRODUÇÃO: |
A Área de Proteção Ambiental do Maracanã, constitui-se em Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que a exemplo de reservas extrativistas do norte do país, a população pode se aproveitar da exploração da Euterpe oleracea Mart., a juçara, como atrativo turístico, pois o modo de extração e preparação da bebida típica desta fruta é conhecido por grande parte da população, principalmente, na ocasião da Festa da Juçara. A Festa da Juçara surgiu em 1970, idealizada pela então secretária de educação e ação comunitária da prefeitura de São Luís e engenheira agrônoma Rosa Mochel, moradora do bairro Maracanã situado na zona rural de São Luis – MA. Ao observar a abundante produção de juçara no local e seu pequeno mercado consumidor, insuficiente para o escoamento de toda a produção, Rosa Mochel resolveu organizar uma festa que acabasse com esse problema e pudesse trazer uma renda extra para a população local. Em outubro desse mesmo ano realizou-se a primeira Festa da Juçara. O presente trabalho foi realizado no período de outubro de 2009 e objetivou a realização de ações de Educação Sanitária e Ambiental com os produtores do vinho da juçara no Parque da Juçara na APA do Maracanã, utilizando como instrumento didático-pedagógico a cartilha educativa “Saiba como preparar a Juçara” foi criada com a intenção de comunicar informações básicas e importantes sobre boas práticas higiênico-sanitárias na manipulação e comercialização da juçara e seus derivados. |
METODOLOGIA: |
No processo de construção da cartilha foram levados em consideração os seguintes aspectos: a) necessidade de material gráfico atraente para ilustrar as atividades profissionais realizadas na Festa da Juçara; b) necessidade de conteúdo significativo sobre manipulação de alimentos em linguagem escrita de fácil entendimento para os leitores. A utilização de ilustração permite o envolvimento dos manipuladores com o texto, tornando prazerosa a aquisição das informações. O cuidado com esses detalhes teve como objetivo a fácil leitura e entendimento do texto. Para a produção da cartilha foram seguidos os seguintes passos: a) pesquisa de texto adequado ao público; b) foi criado um personagem para levar as informações em uma linguagem popular; c) uma vez criado o personagem foram elaborados os diálogos com as informações mais significantes a serem destinadas ao público; d) a configuração da cartilha obedeceu ao formato 16 (15x21cm), em policromia, com 20 páginas e encadernação tipo “canoa”. Para obtenção de informações foi utilizado como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas que foi aplicado a 25 durante a realização da festa no mês de outubro de 2009. |
RESULTADOS: |
O processo de elaboração da cartilha “Saiba como preparar a Juçara” teve por base os princípios da prática didático-pedagógico aplicada à pedagogia da saúde. Embora ainda possa haver algumas limitações decorrentes de dificuldades de leitura pelo receptor, a cartilha educativa permite ao leitor, sua família e amigos uma leitura posterior, reforçando as informações orais, servindo como guia de orientações para casos de dúvidas e auxiliando nas tomadas de decisões do cotidiano. Esses objetivos podem ser alcançados ao se elaborar mensagens que tenham vocabulário coerente com o público-alvo, convidativas, de fácil leitura e entendimento. Foram aplicados 25 questionários com os produtores do vinho da juçara, abordando assuntos relacionados com a cartilha e a percepção das boas práticas na manipulação. As respostas obtidas demonstraram que a iniciativa tomada para a criação da cartilha sobre o assunto e da pesquisa sobre seus efeitos colaborou com o processo de promoção da saúde pública tendo como ferramenta a educação sanitária e ambiental. Todavia, o trabalho deve ser contínuo. Uma única ação pode ter resultados animadores a curto prazo, mas seus efeitos podem não perdurar. Assim, a estratégia central da proposta educativa foi orientada pelo espírito do “compreender para agir” (ZIAKA et al., 2003). |
CONCLUSÃO: |
Dentre os instrumentos atualmente utilizados como veículos na transmissão de informação que possam conscientizar, sensibilizar e promover reflexão das pessoas, as cartilhas tem merecido destaque, uma vez que de uma forma prática e concisa, conseguem transmitir de maneira agradável os conhecimentos básicos sobre o assunto. A discussão em torno dos conteúdos que constam na cartilha intitulada “Saiba como preparar a Juçara”, dentro da concepção de investigação-ação, mostrou-se essencial por permitir discutir e esclarecer à comunidade o quanto é importante adotar as boas práticas higiênico-sanitárias na manipulação e comercialização da juçara e seus derivados, além de contribuir para a construção de conhecimentos individuais e coletivos, culminando em ações conjuntas na busca de melhoria da qualidade de vida da comunidade.Com a realização deste trabalho, pode-se perceber que a cartilha é um instrumento que pode ser utilizado pela comunidade em geral, visto que esta iniciativa é de fundamental importância para a compreensão de temas relevantes que necessitam de maior atenção por qualquer pessoa envolvida nos processos produtivos em uma comunidade. |
Palavras-chave: Festa da Juçara, APA do Maracanã, Práticas Higiênico-Sanitárias. |