REALIZAÇÃO

Normas de Envio de Resumos

I - Normas para Elaboração dos Resumos dos Trabalhos Científicos

Os trabalhos científicos devem ser originais. O Resumo deve ser escrito na língua portuguesa e dividido em título, autoria, corpo do texto e palavras-chave, atendendo às seguintes normas de formatação:

a) Área

- Conter acima do título a área do conhecimento. Consultar e selecionar uma área do no item i.

b) Titulo:

- Preciso e informativo;
- Espaçamento simples, letras maiúsculas, fonte Arial 12, negrito e centralizado;
- A instituição financiadora da pesquisa/bolsa deve ser indicada como primeira chamada enumerada no rodapé.

c) Autores:

- Pode-se listar até seis (6) autores;
- A primeira letra de cada nome/sobrenome deve ser maiúscula (Ex.: Fulano dos Santos e Silva). Não listá-los apenas com as iniciais e o último sobrenome (Ex.: F.S. Silva);
- Os autores devem ser separados por vírgula, centralizado, espaçamento simples, fonte Arial 10, com chamadas de rodapé enumeradas e em sobrescrito, informando a formação/titulação, instituição/vínculo profissional e o endereço eletrônico dos autores.

d) Corpo do texto:

- Digitado em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, papel A4 (210 x 297 mm) com margem superior, inferior, esquerda e direita de 2,0 cm;
- Mínimo de 300 e máximo de 500 palavras;
- Não conter tabelas, gráficos, figuras, referências bibliográficas e subtítulos;
- Evitar o uso de abreviações não consagradas e de acrônimos, como por exemplo: "o T3 foi maior que o T4, que não diferiu do T5 e do T6";
- Para melhor visualização das normas da elaboração do texto, vide o modelo de resumo em anexo.
- Justificado e digitado em parágrafo único contendo:

 

Introdução 

Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.

Métodos 

Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.).

Resultados e  Discussão 

Descrição e discussão dos resultados obtidos incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada.

Conclusões 

Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.


e) Palavras-chave:

-
No mínimo três (3) e no máximo seis (6) palavras-chave, em ordem alfabética;
- Digitado em letras minúsculas (à exceção de nomes próprios, nomes científicos e siglas), com alinhamento justificado e separado por vírgulas, espaçamento simples, fonte Arial 10;
- Não podem ser retiradas do título do trabalho;
- Não devem conter ponto final.

d) Rodapé:

-
Digitado em fonte Arial 10, alinhamento justificado, espaçamento simples.

O Resumo deverá ser enviado no formulário padrão de submissão de resumo, disponível na página do evento. Somente serão publicados os Resumos de trabalhos aprovados pelos Comitês Científicos, por isso pedimos atenção para a completa obediência das normas descritas acima. Solicitamos a revisão de todos os dados e, se necessário, proceda às correções antes da impressão e gravação definitivas. O certificado será emitido conforme as informações gravadas no Resumo de entrega, caso os dados sejam lançados errados pelo participante, não será fornecida segunda via do certificado.

A correção ortográfica e gramatical é responsabilidade dos autores.
Atenção: Antes que o resumo seja enviado, sugerimos que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, dos campos do resumo (incluindo área, título, nomes dos autores e demais dados). Não será possível corrigir o resumo após seu envio. Os dados serão publicados exatamente como forem enviados. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido.

g) Como enviar o resumo.

Antes de enviar o resumo é necessário:
- Ler as Normas de Inscrição , Normas de Envio de Resumo e Normas do Pôster;
- Fazer a inscrição de um dos autores, com a taxa de inscrição paga, dentro do prazo;

Após o pagamento o inscrito deverá aguardar entre 01 e 03 dias úteis para a SBPC automaticamente efetivar sua inscrição, apenas após este procedimento será liberado no "Módulo dos inscritos" a opção para enviar o resumo.
- Estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez:
- Ter preparado e revisado o resumo de acordo com as normas.

Passo a passo para o envio:
- Abra o resumo preparado no editor de textos;
- Acesse o "Módulo dos Inscritos" e clique em "Enviar resumo da inscrição";
- No formulário on-line que se abrirá, preencha cada campo com a respectiva informação solicitada;
- Importante: sempre que o campo permitir, copie (CTRL C) e cole (CTRL V) as informações do resumo do "editor de textos" para o "formulário on-line" para evitar erros de digitação e quedas de rede.
- Se o formulário on-line ficar muito tempo aberto sem navegação, automaticamente será desconectado por questões de segurança;
- Após preencher todos os campos, será possível conferir antes de finalizar o envio.

Após enviar o resumo, acesse o seu Módulo de Inscrição e verifique se o resumo está disponível em seu módulo. Acompanhe pelo "Módulo dos Inscritos" a resposta da análise do resumo, conforme prazos divulgados.

 

h) Área de Conhecimento para classificação do resumo

A. Ciências Exatas e da Terra
B. Engenharias
C. Ciências Biológicas
D. Ciências da Saúde
E. Ciências Agrárias
F. Ciências Sociais Aplicadas
G. Ciências Humanas
H. Artes, Letras e Linguística

II. Prazo de submissão do resumo

08/10/10:
é prazo final para submissão do resumo pelo autor já inscrito no evento e com a taxa de inscrição quitada.
Sugerimos atenção quanto aos prazos:
14/10/10: prazo para a SBPC responder aos autores com o parecer da análise do resumo.
15/10/10: prazo para a SBPC divulgar a programação de apresentação dos pôsteres.

III. Normas de Apresentação de Pôster

Apresentarão seus trabalhos em forma de pôster durante o Evento todos os inscritos cujos resumos submetidos foram aceitos. O pôster deverá ser fixado e retirado no horário previamente estabelecido pela comissão organizadora e o responsável deverá estar ao seu lado, para responder às questões dos interessados e do Comitê de Avaliação.
Exclusivamente o pôster deve ser apresentado em forma de banner (lona).
O espaço para fixação do pôster será de 80 cm x 100 cm, obedecendo às seguintes normas:

- TÍTULO
- AUTOR (ES) (NOME COMPLETO) e IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES com instituição de vinculação. O autor responsável pela apresentação do trabalho deverá ter seu nome grifado.
- ÁREA E SUB-ÁREA DE CONHECIMENTO RELATIVAS AO TRABALHO.
- INTRODUÇÃO.
- OBJETIVOS.
- MATERIAL E MÉTODOS.
- RESULTADOS.
- CONCLUSÕES.
- BIBLIOGRAFIA.

 

 

 

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