REALIZAÇÃO

Normas de Envio de Resumo

Leia todas as normas as Normas de inscrição e as Normas de envio de resumo antes de fazer sua inscrição.

1. Tipos de Resumos que podem ser submetidos
2. Resumos que "não" serão aceitos
3. Inscrição do autor
4. Prazo de submissão do resumo
5. Parecer do resumo / cancelamento
6. Programação do pôster e Publicação do resumo
7. Configurações e preparação do resumo
8. Como enviar o resumo
9. Áreas do conhecimento para classificação do resumo



1. Tipos de Resumos que podem ser submetidos
:

a) Resumo de trabalho de pesquisa científica já concluída
Este resumo pode ser submetido por:
- estudante do ensino médio e/ou profissionalizante (apenas p/ submissão de resumo de IC, IFs ou equivalente);
- estudante de graduação (integrante ou não de programa de iniciação científica);
- estudantes de pós-graduação;
- professores da educação básica ou técnica;
- professores de ensino superior;
- pesquisadores;
- acadêmicos em geral.

b) Resumo de trabalho contendo experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem
Apenas professor da educação básica e/ou profissionalizante ou graduando bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) podem enviar este resumo.

c) Resumo de trabalho selecionado para integrar a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC)
Apenas o aluno do ensino médio, profissionalizante ou de graduação, previamente comunicado da sua seleção, pela Pró-Reitoria de Pesquisa ou setor equivalente da sua instituição de origem, poderá submeter um resumo nesta categoria. Integram a JNIC os melhores trabalhos científicos de estudantes de graduação, já apresentados em 2010 no evento interno da sua instituição. Os resumos da JNIC serão programados para apresentação na Sessão de Pôster, em conjunto com os demais pesquisadores da área, com o objetivo de permitir uma integração dos jovens cientistas de todo o Brasil.


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2. Resumos que "não" serão aceitos

Não será aceito (pela coordenação do evento ou pela instituição de origem, no caso da JNIC) ou pelo assessor da área (no caso da programação sênior), o resumo enquadrado em quaisquer dos itens a seguir:

- Resumo com mais de 6 (seis) autores (contando o orientador);
- Resumo de trabalho já publicado;
- Simples descrição de projeto, intenção de trabalho, trabalho com resultados preliminares;
- Resumo de revisão bibliográfica;
- Trabalho que não se caracterize como pesquisa científica;
- Trabalho que não se caracterize como experiência ou prática de ensino-aprendizagem feito por professor de educação básica ou profissionalizante, ou de graduando bolsista do PIBID;
- Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.;
- Resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário, descrever por extenso).

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3. Inscrição do autor

a) Para enviar um resumo é necessário que pelo menos um dos autores se inscreva e pague a taxa de inscrição em um dos seguintes prazos:
14/12/10 a 25/02/11: 1º prazo para inscrição online
26/02/11 a 07/04/11: 2º e último prazo de inscrição online para autor com resumo
Consulte as Normas de Inscrição.

b) Apenas um dos autores deverá enviar o resumo. A inscrição para submissão do resumo deverá ser feita pelo autor que, possivelmente, apresentará o pôster. O autor/apresentador deverá estar inscrito e com o crachá da inscrição durante o evento.

b.1) Se houver mais autores em um resumo, que não fizeram a submissão do texto e que desejam o material da Reunião ou ainda fazer a inscrição em minicurso (item 1 das Normas de Inscrição), todos deverão fazer a inscrição mas NÃO o envio do resumo em duplicidade.

c) Atenção: O autor que enviar o resumo é responsável legalmente por todo seu conteúdo (incluindo área, título, nomes dos autores, instituições etc.). A SBPC é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado através de qualquer meio de comunicação da Reunião (programa, atestado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como autor ou orientador.

d) Quantidade de resumos/apresentações:

d.1) Cada inscrição permite enviar 1 (um) resumo. O autor-apresentador que desejar enviar mais de 1 (um) resumo, precisa fazer novas inscrições com o pagamento da taxa; a primeira inscrição poderá ser feita pela Ficha de Inscrição e as demais através do Módulo dos Inscritos.

d.2) No máximo 2 (dois) resumos podem ser inscritos pelo mesmo autor-apresentador e, se aceitos, a data de apresentação poderá ser alocada para um único dia ou dias diferentes, de acordo com as necessidades da sessão de pôsteres.

d.3) Uma pessoa (autor, co-autor ou orientador) poderá constar em infinitos resumos, desde que ele não pretenda apresentar todos os trabalhos no evento, pois o limite é de 2 por autor-apresentador.

e) Se houver mais autores em um resumo, que não fizeram a submissão do texto e que desejam o material da Reunião ou inscrição em minicurso (item 1 das Normas de Inscrição), todos deverão fazer a inscrição mas NÃO o envio do resumo em duplicidade.

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4. Prazo de submissão do resumo

01/02/11 a 07/04/11
: é prazo final para submissão do resumo pelo autor já inscrito até o 2º prazo de inscrição e com a taxa de inscrição quitada.

Sugerimos atenção quanto aos prazos:
14/12/10 a 07/04/11: prazo de inscrição online para autor que submeterá resumo.
11/04/11: prazo final para submissão do resumo pelo autor que fez a inscrição e pagou a taxa.
13/05/11: prazo para a SBPC responder aos autores com o parecer da análise do resumo (ver item 5).
31/05/11: prazo para a SBPC divulgar a programação dos pôsteres.


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5. Parecer do resumo / cancelamento


Até 13/05/11 é o prazo para a SBPC responder com o parecer de aceite ou de recusa do resumo.
Os resumos serão analisados à medida que forem submetidos e a resposta ficará disponível no Módulo de inscrição do autor que submeteu o resumo. O prazo de resposta será diferente para cada resumo enviado devido às particularidades de cada um.

Atenção:
O resumo que estiver em análise, ou estiver aceito ou recusado, não poderá ser alterado nem substituído, pelos autores, para reavaliação. A inscrição não será cancelada e não haverá devolução do valor pago. O inscrito cujo resumo for recusado permanecerá inscrito na Reunião, mas não poderá apresentar o trabalho nem alterar ou substituir o resumo. Dessa forma, lembramos o quanto é importante a leitura das Normas de inscrição e Normas para envio de resumo.

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6. Programação do pôster e Publicação do resumo

Todos os trabalhos aceitos serão programados para apresentação na forma de pôster (não haverá sessão de comunicação oral).

A partir de 31/05/11 os autores deverão consultar, no site, a data de apresentação.
Os pôsteres serão programados para apresentação entre os dias 11 a 15/07/11.
Será entregue ao autor presente no pôster, um atestado de apresentação para cada autor do resumo.O orientador também é considerado autor e seu nome constará no atestado do trabalho como um dos autores, além de também receber o atestado.
Apenas os pôsteres apresentados na Sessão de Pôsteres, por pelo menos um dos autores, terão os resumos publicados nos Anais/Resumos, no site da SBPC, a partir de outubro de 2011. Constará o ISSN nº 2176-1221 nesta publicação.

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7. Configurações e preparação do resumo

a) Atenção: Antes que o resumo seja enviado, sugerimos que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, dos campos do resumo (incluindo área, título, nomes dos autores e demais dados). Não será possível corrigir o resumo após seu envio. Os dados serão publicados exatamente como forem enviados. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido.

b) Prepare o resumo em um editor de textos, com fonte Arial, tamanho 10 e margens de 1cm.

c) O resumo pode ser escrito em português, inglês ou espanhol e deverá conter exclusivamente texto.

d) Não deve conter no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações; tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados podem ser colocados no pôster, se for o caso). Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso.

e) Campos e limites do resumo

Área 

Consultar e selecionar uma área do conhecimento no item 9.

Título 

400 caracteres no máximo (contando espaços) - escrever com letras maiúsculas (exceto nomes científicos, que também devem ser em itálico).

Autores e  orientadores 

No máximo 6 autores; deve ser incluso e contado o orientador (quando houver).
Até 60 caracteres para cada nome (contando espaços).
Escrever os nomes por extenso e usando caixa alta e baixa.
Não inverter os nomes, não colocar vírgula e não abreviar.
Não acrescentar titulações junto ao nome (ex.: mestre, orientador etc.) - se necessário, incluir junto ao campo da Instituição dos autores (a seguir).

E-mail 

Informar somente o e-mail do 1º autor, com até 60 caracteres (contando espaços).

Instituição dos  autores e  orientadores 

Podem constar no máximo 6 instituições, com até 80 caracteres cada (contando espaços).
Se necessário, neste campo também poderá constar a titulação do autor.
Obs: a identificação do orientador é obrigatória; exemplo no item e.

Introdução 

No máximo 1300 caracteres (contando espaços). Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.

Métodos 

No máximo 1300 caracteres (contando espaços). Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.).

Resultados e  Discussão 

No máximo 1300 caracteres (contando espaços). Descrição e discussão dos resultados obtidos incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada.

Conclusões 

No máximo 1300 caracteres (contando espaços). Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.

Fomento 

Se houver, informar a instituição de fomento, com até 150 caracteres (com espaços).

Identificar, se for o caso 

(  ) Trabalho de professor do ensino básico ou profissionalizante, ou de graduando bolsista do PIBID, contendo experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem.
(  ) Trabalho da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC).

Palavras-chave 

Informar 3 palavras-chave, com até 60 caracteres cada (com espaços).
Sugerimos não citar a "área do conhecimento" como palavra-chave.



f) Exemplo (fictício) de resumo

Ciências Biológicas / Parasitologia / Parasitologia Geral

PREVALÊNCIA DE CEPAS DE Mycobacterium tuberculosis RESISTENTES

Lívia de Souza Dutra
liviay@fmtm.com.br
Depto.de Ciências Biológicas, Fac.de Medicina do Triângulo Mineiro - FMTM

Ana Honório
José Carlos Santana
Silvana D´Avigne
Depto.de Ciências Biológicas, EFOA, Alfenas/MG

Antonio de Menezes
Depto.de Medicina Preventiva e Social - UFMG

Mariza de Souza Santos
Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas - FMTM

INTRODUÇÃO
Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.

MÉTODOS
Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias; sujeitos participantes, documentos; equipamentos, ambientes; etc.).

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Descrição e discussão dos resultados obtidos incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada.

CONCLUSÕES
Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:
Mycobacterium tuberculosis
Cepas
Triângulo Mineiro


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8. Como enviar o resumo

a) Antes de enviar o resumo é necessário:
- Ler as Normas de Inscrição, Normas de Envio de Resumo e Normas do Pôster ;
- Fazer a inscrição de um dos autores, com a taxa de inscrição paga, dentro do prazo;
Após o pagamento o inscrito deverá aguardar entre 01 e 03 dias úteis para a SBPC automaticamente efetivar sua inscrição; apenas após este procedimento será liberado no "Módulo dos inscritos" a opção para enviar o resumo.

- Estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez;
- Ter preparado e revisado o resumo de acordo com as normas.

b) Passo a passo para o envio:
- Abra o resumo preparado no editor de textos;
- Acesse o "Módulo dos Inscritos" e clique em "Enviar resumo da inscrição";
- No formulário online que se abrirá, preencha cada campo com a respectiva informação solicitada;
- Importante: sempre que o campo permitir, copie (CTRL C) e cole (CTRL V) as informações do resumo do "editor de textos" para o "formulário online" para evitar erros de digitação e quedas de rede.
- Se o formulário online ficar muito tempo aberto sem navegação, automaticamente será desconectado por questões de segurança;
- Após preencher todos os campos, será possível conferir antes de finalizar o envio.

c) Após enviar o resumo, acesse o seu Módulo de Inscrição e verifique se o resumo está disponível em seu módulo. Acompanhe pelo "Módulo dos Inscritos" a resposta da análise do resumo, conforme prazos divulgados.


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9. Áreas do conhecimento para classificação do resumo


A. Ciências Exatas e da Terra
B. Engenharias
C. Ciências Biológicas

D. Ciências da Saúde
E. Ciências Agrárias
F. Ciências Sociais Aplicadas
G. Ciências Humanas
H. Artes, Letras e Linguística


A. Ciências Exatas e da Terra


Astronomia

A.1.1. Astrofísica do Meio Interestelar
A.1.2. Astrofísica Estelar
A.1.3. Astrofísica Extragaláctica
A.1.4. Astronomia de Posição e Mecânica Celeste
A.1.5. Astronomia do Sistema Solar
A.1.6. Instrumentação Astronômica
A.1.7. Astronomia


Ciência da Computação

A.2.1. Arquitetura de Computadores
A.2.2. Banco de Dados
A.2.3. Computação Gráfica
A.2.4. Engenharia de Software
A.2.5. Informática na Educação
A.2.6. Inteligência Artificial e Redes Neurais
A.2.7. Linguagens de Programação
A.2.8. Processamento Paralelo e Distribuído
A.2.9. Realidade Virtual
A.2.10. Redes
A.2.11. Segurança
A.2.12. Simulação
A.2.13. Sistemas Cooperativos
A.2.14. Sistemas de Tempo Real
A.2.15. Sistemas Operacionais
A.2.16. Teoria da Computação
A.2.17. Ciência da Computação


Física

A.3.1. Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações
A.3.2. Ensino de Física
A.3.3. Física Atômica e Molecular
A.3.4. Física da Matéria Condensada
A.3.5. Física das Partículas Elementares e Campos
A.3.6. Física dos Fluidos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas
A.3.7. Física Geral
A.3.8. Física Médica
A.3.9. Física Nuclear


Química

A.4.1. Físico-Química
A.4.2. Química Ambiental
A.4.3. Química Analítica
A.4.4. Química de Produtos Naturais
A.4.5. Química Industrial
A.4.6. Química Inorgânica
A.4.7. Química Orgânica
A.4.8. Química


Matemática

A.5.1. Álgebra
A.5.2. Análise
A.5.3. Geometria e Topologia
A.5.4. Matemática Aplicada
A.5.5. Probabilidade e Estatística
A.5.6. Matemática


Geociências

A.6.1. Climatologia
A.6.2. Geofísica
A.6.3. Geografia Física
A.6.4. Geologia Econômica e Geofísica Aplicada
A.6.5. Geologia Regional e Geotectônica
A.6.6. Geoquímica
A.6.7. Meteorologia
A.6.8. Mineralogia e Petrologia
A.6.9. Paleontologia e Estratigrafia
A.6.10. Geociências


Oceanografia
A.7.1. Oceanografia Biológica
A.7.2. Oceanografia Física
A.7.3. Oceanografia Geológica
A.7.4. Oceanografia Química
A.7.5. Oceanografia


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B. Engenharias


Engenharia

B.1.1. Engenharia Aeroespacial
B.1.2. Engenharia Biomédica
B.1.3. Engenharia Civil
B.1.4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica
B.1.5. Engenharia de Minas
B.1.6. Engenharia de Produção
B.1.7. Engenharia de Transportes
B.1.8. Engenharia Elétrica
B.1.9. Engenharia Mecânica
B.1.10. Engenharia Naval e Oceânica
B.1.11. Engenharia Nuclear
B.1.12. Engenharia Química
B.1.13. Engenharia Sanitária
B.1.14. Engenharia


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C. Ciências Biológicas


Biofísica

C.1.1. Biofísica Celular
C.1.2. Biofísica de Processos e Sistemas
C.1.3. Biofísica Molecular
C.1.4. Radiologia e Fotobiologia
C.1.5. Biofísica


Biologia

C.2.1. Biologia da Conservação
C.2.2. Biologia Evolutiva
C.2.3. Biologia Geral


Bioquímica

C.3.1. Biologia Molecular
C.3.2. Bioquímica dos Microorganismos
C.3.3. Enzimologia
C.3.4. Metabolismo e Bioenergética
C.3.5. Química de Macromoléculas
C.3.6. Bioquímica


Botânica

C.4.1. Anatomia Vegetal
C.4.2. Botânica Aplicada
C.4.3. Fisiologia Vegetal
C.4.4. Fitogeografia
C.4.5. Micologia
C.4.6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
C.4.7. Paleobotânica
C.4.8. Botânica


Ecologia

C.5.1. Ecologia Aplicada
C.5.2. Ecologia Aquática
C.5.3. Ecologia Terrestre
C.5.4. Ecologia


Farmacologia

C.6.1. Farmacologia Bioquímica e Molecular
C.6.2. Farmacologia Clínica
C.6.3. Toxicologia
C.6.4. Farmacologia


Fisiologia

C.7.1. Fisiologia Celular e Molecular
C.7.2. Fisiologia Comparada
C.7.3. Fisiologia de Órgãos e Sistemas
C.7.4. Fisiopatologia Celular
C.7.5. Fisiologia


Genética

C.8.1. Genética Animal
C.8.2. Genética de Microorganismos
C.8.3. Genética Humana e Médica
C.8.4. Genética Molecular
C.8.5. Genética Vegetal
C.8.6. Genética


Imunologia

C.9.1. Imunologia Aplicada
C.9.2. Imunologia Celular
C.9.3. Imunogenética
C.9.4. Imunoquímica
C.9.5. Imunologia


Microbiologia

C.10.1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
C.10.2. Microbiologia Aplicada
C.10.3. Microbiologia


Morfologia

C.11.1. Anatomia Animal
C.11.2. Anatomia Humana
C.11.3. Citologia e Biologia Celular
C.11.4. Embriologia
C.11.5. Histologia
C.11.6. Morfologia


Neurociências e Comportament
o
C.12.1. Neurociências e Comportamento


Parasitologia

C.13.1. Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
C.13.2. Helmintologia de Parasitos
C.13.3. Paleoparasitologia
C.13.4. Parasitologia Geral
C.13.5. Protozoologia de Parasitos
C.13.6. Parasitologia


Zoologia

C.14.1. Biogeografia
C.14.2. Comportamento Animal
C.14.3. Paleozoologia
C.14.4. Taxonomia
C.14.5. Zoologia Aplicada
C.14.6. Zoologia


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D. Ciências da Saúde


Enfermagem
D.1.1. Enfermagem de Doenças Contagiosas
D.1.2. Enfermagem de Saúde Pública
D.1.3. Enfermagem Médico-Cirúrgica
D.1.4. Enfermagem Obstétrica
D.1.5. Enfermagem Pediátrica
D.1.6. Enfermagem Psiquiátrica
D.1.7. Enfermagem


Medicina

D.2.1. Anatomia Patológica e Patologia Clínica
D.2.2. Cirurgia
D.2.3. Clínica Médica
D .2.4. Medicina Legal e Deontologia
D.2.5. Psiquiatria
D .2.6. Radiologia Médica
D.2.7. Saúde Materno-Infantil
D.2.8. Medicina


Saúde Coletiva

D.3.1. Epidemiologia
D.3.2. Medicina Preventiva
D.3.3. Saúde de Populações Especiais
D.3.4. Saúde Pública
D.3.5. Saúde Coletiva


Odontologia

D.4.1. Cirurgia Buco-Maxilo-Facial
D.4.2. Clínica Odontológica
D.4.3. Endodontia
D.4.4. Materiais Odontológicos
D.4.5. Odontologia Social e Preventiva
D.4.6. Odontopediatria
D.4.7. Ortodontia
D .4.8. Periodontia
D .4.9. Radiologia Odontológica
D.4.10. Odontologia


Farmácia

D.5.1. Análise e Controle de Medicamentos
D.5.2. Análise Toxicológica
D.5.3. Bromatologia
D.5.4. Farmacotecnia
D.5.5. Farmacognosia
D.5.6. Farmácia


Nutrição

D.6.1. Bioquímica da Nutrição
D.6.2. Dietética
D.6.3. Análise Nutricional de População
D.6.4. Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico
D.6.5. Nutrição


Fonoaudiologia

D.7.1. Fonoaudiologia


Fisioterapia e Terapia Ocupacional

D.8.1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional


Ergonomia

D.9.1. Ergonomia


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E. Ciências Agrárias


Agronomia

E.1.1. Ciência do Solo
E.1.2. Economia e Sociologia Agrícola
E.1.3. Fitossanidade
E.1.4. Fitotecnia
E.1.5. Agronomia


Engenharia Agrícola

E.2.1. Construções Rurais
E.2.2. Energização Rural
E.2.3. Engenharia Agrícola
E.2.4. Engenharia de Água e Solo
E.2.5. Máquinas e Implementos Agrícolas
E.2.6. Processamento de Produtos Agrícolas


Recursos Florestais e Engenharia Florestal

E.3.1. Silvicultura
E.3.2. Manejo Florestal
E.3.3. Técnicas e Operações Florestais
E.3.4. Conservação da Natureza
E.3.5. Ciências Florestais
E.3.6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal


Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

E.4.1. Aqüicultura
E.4.2. Engenharia de Pesca
E.4.3. Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
E.4.4. Recursos Pesqueiros Marinhos
E.4.5. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca


Medicina Veterinária

E.5.1. Clínica e Cirurgia
E.5.2. Inspeção de Produtos de Origem Animal
E.5.3. Medicina Veterinária Preventiva
E.5.4. Patologia Animal
E.5.5. Reprodução Animal
E.5.6. Medicina Veterinária


Zootecnia

E.6.1. Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
E.6.2. Nutrição e Alimentação Animal
E.6.3. Pastagem e Forragicultura
E.6.4. Produção Animal
E.6.5. Zootecnia


Ciência e Tecnologia de Alimentos

E.7.1. Ciência de Alimentos
E.7.2. Engenharia de Alimentos
E.7.3. Tecnologia de Alimentos
E.7.4. Ciência e Tecnologia de Alimentos


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F. Ciências Sociais Aplicadas


Contabilidade

F.1.1. Auditoria Contábil
F.1.2. Contabilidade e Finanças
F.1.3. Contabilidades Específicas
F.1.4. Controladoria
F.1.5. Perícia Contábil
F.1.6. Sistemas Contábeis
F.1.7. Teoria da Contabilidade
F.1.8. Contabilidade


Gestão e Administração

F.2.1. Administração Geral e Gestão Estratégica
F.2.2. Cultura Organizacional
F.2.3. Gestão da Produção e Marketing
F.2.4. Gestão de Negócios
F.2.5. Gestão de Pessoas
F.2.6. Gestão Financeira
F.2.7. Gestão Pública
F.2.8. Organizações e Alternativas Organizacionais
F.2.9. Gestão e Administração


Economia

F.3.1. Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico
F.3.2. Economia Doméstica
F.3.3. Economia dos Recursos Humanos
F.3.4. Economia Industrial
F.3.5. Economia Internacional
F.3.6. Economia Monetária e Fiscal
F.3.7. Economia Regional e Urbana
F.3.8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
F.3.9. Métodos Quantitativos em Economia
F.3.10. Teoria Econômica
F.3.11. Economia


Turismo e Hotelaria

F.4.1. Fundamentos Teóricos
F.4.2. Planejamento e Projetos Turísticos
F.4.3. Turismo e Hotelaria


Direito

F.5.1. Direito Administrativo
F.5.2. Direito Ambiental
F.5.3. Direito Civil
F.5.4. Direito Constitucional
F.5.5. Direito do Consumidor
F.5.6. Direito do Estado
F.5.7. Direito do Trabalho
F.5.8. Direito Internacional
F.5.9. Direito Penal
F.5.10. Direito Tributário
F.5.11. Filosofia do Direito
F.5.12. Medicina Legal
F.5.13. Direito


Arquitetura e Urbanismo

F.6.1. Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
F.6.2. Paisagismo e Projetos de Espaços Livres Urbanos
F.6.3. Projeto de Arquitetura e Urbanismo
F.6.4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
F.6.5. Arquitetura e Urbanismo


Planejamento Urbano e Regional

F.7.1. Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional
F.7.2. Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
F.7.3. Serviços Urbanos e Regionais
F.7.4. Planejamento Urbano e Regional


Demografia

F.8.1. Componentes da Dinâmica Demográfica
F.8.2. Demografia Histórica
F.8.3. Distribuição Espacial
F.8.4. Fontes de Dados Demográficos
F.8.5. Nupcialidade e Família
F.8.6. Política Pública e População
F.8.7. Demografia


Desenho Industrial

F.9.1. Programação Visual
F.9.2. Desenho de Produto
F.9.3. Desenho Industrial


Comunicação

F.10.1. Comunicação Digital
F.10.2. Comunicação e Educação
F.10.3. Comunicação Visual
F.10.4. Jornalismo e Editoração
F.10.5. Rádio e Televisão
F.10.6. Relações Públicas e Propaganda
F.10.7. Teorias da Comunicação
F.10.8. Comunicação


Documentação e Informação Científica

F.11.1. Documentação e Informação Científica


Educação Física e Esportes

F.12.1. Educação Física e Esportes


Serviço Social

F.13.1. Serviço Social Aplicado
F.13.2. Serviço Social da Criança e do Adolescente
F.13.3. Serviço Social da Educação
F.13.4. Serviço Social da Habitação
F.13.5. Serviço Social da Saúde
F.13.6. Serviço Social do Trabalho
F.13.7. Serviço Social


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G. Ciências Humanas


Antropologia

G.1.1. Antropologia da Religião
G.1.2. Antropologia da Saúde
G.1.3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
G.1.4. Antropologia Rural
G.1.5. Antropologia Urbana
G.1.6. Ciências da Religião e Teologia
G.1.7. Etnologia Indígena
G.1.8. Antropologia


Arqueologia

G.2.1. Arqueologia Histórica
G.2.2. Arqueologia Pré-Histórica
G.2.3. Conservação de Sítios
G.2.4. Arqueologia


Filosofia

G.3.1. Ética
G.3.2. Filosofia


Geografia

G.4.1. Geografia Humana
G.4.2. Geografia Regional
G.4.3. Geografia


História

G.5.1. História da Cultura
G.5.2. História do Brasil
G.5.3. História do Pensamento Econômico e Metodologia
G.5.4. História e Filosofia da Ciência
G.5.5. História Econômica
G.5.6. História Moderna e Contemporânea
G.5.7. História Política
G.5.8. História Regional do Brasil
G.5.9. História Social
G.5.10. Teoria e Metodologia da História
G.5.11. História


Ciência Política

G.6.1. Comportamento Político
G.6.2. Estado e Governo
G.6.3. Instituições Políticas
G.6.4. Políticas Públicas
G.6.5. Relações Internacionais
G.6.6. Ciência Política


Educação

G.7.1. Administração Educacional
G.7.2. Currículo
G.7.3. Educação Ambiental
G.7.4. Educação Básica
G.7.5. Educação de Adultos
G.7.6. Educação Especial
G.7.7. Educação Infantil
G.7.8. Educação Matemática
G.7.9. Educação Permanente
G.7.10. Educação Rural
G.7.11. Ensino-Aprendizagem
G.7.12. Ensino de Ciências
G.7.13. Ensino Profissionalizante
G.7.14. Ensino Superior
G.7.15 Formação de Professores (Inicial e Contínua)
G.7.16. Orientação e Aconselhamento
G.7.17. Planejamento e Avaliação Educacional
G.7.18. Educação a Distância


Psicologia

G.8.1. Gerontologia
G.8.2. Práticas Clínicas, Identidade e Relações de Gênero
G.8.3. Psicologia Clínica
G.8.4. Psicologia Comparativa
G.8.5. Psicologia da Saúde
G.8.6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
G.8.7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
G.8.8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
G.8.9. Psicologia Experimental
G.8.10. Psicologia Hospitalar e Psicossomática
G.8.11. Psicologia Social
G.8.12. Psicologia


Sociologia

G.9.1. Sociologia da Saúde
G.9.2. Sociologia do Conhecimento
G.9.3. Sociologia do Desenvolvimento
G.9.4. Sociologia do Trabalho
G.9.5. Sociologia Rural
G.9.6. Sociologia Urbana
G.9.7. Sociologia


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H. Artes, Letras e Linguística


Artes

H.1.1. Artes do Vídeo
H.1.2. Artes Plásticas
H.1.3. Cinema
H.1.4. Educação Artística
H.1.5. Fotografia
H.1.6. Fundamentos e Crítica das Artes
H.1.7. Música e Dança
H.1.8. Teatro e Ópera
H.1.9. Artes


Letras

H.2.1. Língua Portuguesa
H.2.2. Línguas Clássicas
H.2.3. Línguas Estrangeiras Modernas
H.2.4. Línguas Indígenas
H.2.5. Letras


Literatura

H.3.1. Literatura Brasileira
H.3.2. Literatura Comparada
H.3.3. Literaturas Clássicas
H.3.4. Literaturas Modernas
H.3.5. Teoria Literária
H.3.6. Literatura


Lingüística

H.4.1. Linguística Aplicada
H.4.2. Linguística Histórica
H.4.3. Psicolinguística
H.4.4. Sociolinguística
H.4.5. Teoria e Análise Linguística
H.4.6. Linguística


Semiótica

H.5.1. Semiótica

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