Abertura
  Discurso do Reitor da UFSC
  Discurso do Presidente da SBPC
  Homenagem a Glaci Zancan
  Homenagem a Caspar Erich Stemmer
  Fotos
Anais e Resumos
Programação
Cadernos SBPC
Patrocínio, Apoio e Realização
 

 



 

DISCURSO NA SOLENIDADE DE ABERTURA

Lúcio José Botelho

Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina

Um caloroso boa noite a todos e a todas. É de maneira muito carinhosa que a Universidade Federal de Santa Catarina os recebe.

Não digo “bem-vindos” porque essa é a casa de vocês, porque essa é a nossa casa, uma universidade pública brasileira, portanto uma universidade de todos nós. Digo “sintam-se em casa”. Espero que estes dias sejam dias profícuos de discussão.

Esse é um espaço público de uma universidade pública, dirigido e orientado por servidores públicos federais.

É preciso sim entendamos todos o que significa um país que viveu um período longo de Estado mínimo. Não queremos Estado mínimo, queremos um Estado que pense em Educação, Ciência e Tecnologia de forma integrada e que invista, porque se investir, com certeza, nós faremos o Brasil ser melhor.

Bem-vindo a todos, em nosso nome, meu e do Prof. Ariovaldo Bolzan, vice-reitor, e em nome da nossa Comissão Organizadora. Um agradecimento e um abraço afetivo e em especial ao parceiro Ennio Candotti. Durante este último ano, estivemos muito próximos e esperamos ter organizado essa 58ª Reunião Anual da SBPC para que saiamos daqui melhores, pensando num país melhor. Espero que entendamos de uma vez por todas que, a presença de quatro ministros nesta cerimônia é o indicador fundamental de que é necessário pensar politicamente, ter vontade política, porque se houver politicamente vontade de avançar tecnicamente, academicamente, nós da universidade pública brasileira estamos prontos para isto.

Um afetuoso abraço a todos.