Registros da 59ª Reunião Anual da SBPC
 
Abertura
  Reitor da UFPA
  Presidente da SBPC
  Homenageado
Programações
Resumos
Cadernos
Realização
 



 

Saudação do Reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello



Gostaria de dar as boas vindas a todos os participantes desta 59ª. Reunião Anual da SBPC. Saúdo, em primeiro lugar, a Governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, e o Governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, em nome de quem estendo a saudação a todas as autoridades, presentes ou representadas, que muito nos honram, nesta noite, com as suas presenças. Em nome do Presidente da SBPC, Ennio Candotti, também gostaria de saudar todos os demais membros da mesa e aproveitar a oportunidade para agradecer publicamente à Diretoria da entidade por ter escolhido, há dois anos, em Fortaleza, esta cidade como sede do evento, em homenagem aos 50 anos da Universidade Federal do Pará. Sejam todos bem-vindos à Belém e que encontrem, nesses dias, a acolhida que todos merecem e que nos proporciona imensa alegria. A UFPA se sente honrada por este momento.

24 anos nos separam da última Reunião Anual realizada na Amazônia, nesta mesma cidade. Hoje, 2007, o tema principal do encontro, atualíssimo, retoma a problemática regional: “AMAZÔNIA, DESAFIO NACIONAL”. Sim, é preciso que nos convençamos que a Amazônia não é uma questão local, mas nacional, seja do ponto de vista econômico, seja daquele geopolítico. Das riquezas de seu solo e de sua rica biodiversidade depende boa parte do futuro do país.

A Amazônia, com 60% do território nacional, não é só floresta. Nela vivem mais de 20 milhões de brasileiros que precisam de emprego, de qualidade de vida e desenvolvimento humano. Não se defenda a região com preservação e, sim, com conhecimento. O conhecimento avançado preserva e utiliza de forma racional as riquezas da natureza. Precisamos diminuir as desigualdades nos investimentos nacionais. Precisamos incluir a região num projeto de nação para que as riquezas daqui tornem-se riquezas para todos. Podemos contribuir muito mais para o PIB do Brasil, desde que tenhamos ciência de ponta. Mas ciência produzida na E para a Amazônia. Portanto, o que mais necessitamos é de doutores. Não há ciência sem doutores. Muitos doutores, que aqui habitem e trabalhem. Nativos ou não. eis o principal desafio amazônico, tema de nossa Reunião. Se ela servir para colocar luz sobre este problema, terá valido a pena.

Obrigado a todos, mais uma vez, pela presença. A Amazônia espera muito deste encontro.